PCCE e Secretaria das Mulheres se reúnem para alinhar ações de enfrentamento à violência

2 de fevereiro de 2024 - 17:43 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) recebeu, nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, para discutir estratégias de prevenção e fluxos de atuação para uma das principais diretrizes do Governo do Ceará: o combate aos feminicídios. Para tanto, foram discutidas ações de interiorização dos serviços já realizados e aprimoramento do monitoramento de suspeitos de crimes contra mulheres.

Participaram da reunião a delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz; a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Estado do Ceará, Raquel Andrade, e a delegada Janaína Braga, diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PCCE.

A delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz, comentou que o interesse das Forças de Segurança, sobretudo da Polícia Civil, é fazer uma escuta e investigação humanizada. “A escuta humanizada evita a revitimização e promove o acolhimento da mulher, e consequentemente, punir o suspeito, rompendo a trajetória de violência e preservando vidas”, explicou Teresa Cruz.

Raquel Andrade frisou que a reunião de alinhamento discutiu, ainda, a construção de um plano de ação das próximas iniciativas da Secretaria das Mulheres em parceria com as Forças de Segurança. “É nossa prioridade o enfrentamento à violência contra a mulher no Estado do Ceará. Durante a reunião foram alinhadas estratégias e o monitoramento dos últimos casos de feminicídio, de violência doméstica e familiar. Estamos em fase de finalização do desenho das políticas públicas da área que serão lançadas em breve pela vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero”, ressaltou a secretária executiva.