Ação das Forças de Segurança resulta na localização dos mais procurados do Ceará

18 de janeiro de 2024 - 17:24 # # # # # #

Após troca de informações entre as Forças de Segurança dos estados do Ceará e da Bahia, Evaldo Batista Ferreira, conhecido como “Evaldo Coragem”, com diversas passagens por homicídio doloso, latrocínio e roubo, foi localizado na cidade de Juazeiro, na Bahia. A ofensiva conjunta ocorreu na manhã desta quinta-feira (18). Na ação, ele e mais dois suspeitos entraram em confronto com as Forças de Segurança e foram a óbito. Armas, carregadores, munições e R$ 30 mil em espécie foram apreendidos. Evaldo Batista estava nas listas de recompensas e dos mais procurados do Ceará.

Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados, nesta segunda-feira (8), em coletiva de imprensa, na sede da SSPDS, no Cisp, em Fortaleza. Na ocasião, o coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, Nelson Pimentel; o diretor do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Edvando França; e os delegados que compõem a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) no Ceará, Igor Cesar Conti e Paulo Renato de Almeida, estiveram presentes.

De acordo com os levantamentos policiais, Evaldo Batista Ferreiras, conhecido como “Evaldo Coragem”, com diversas passagens por homicídio doloso, latrocínio e roubo, era apontado como chefe de um grupo criminoso responsável por crimes na região norte do Ceará. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto estava por integrar organização criminosa. O homem, que estava foragido desde outubro de 2022, figurou nas listas de recompensas e dos mais procurados do Ceará junto com seu irmão, Marcos Batista Ferreira Mendes, de 42 anos, conhecido como “Marquim Coragem”.

Marcos Batista foi capturado em outubro de 2021, por uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na cidade de Sobral. A dupla era considerada de alta periculosidade por ser integrante de uma organização criminosa responsável por diversos crimes na cidade de Sobral.

Localização

As diligências iniciaram após as equipes receberem informações de homens armados no Distrito de Tomé, na cidade de Juazeiro, na Bahia. Ao chegarem no imóvel indicado, os policiais cercaram o terreno, localizado na zona rural do município. Os suspeitos tentaram fugir e efetuaram disparos de arma de fogo contra as equipes, que revidaram. Evaldo e dois homens, com idades de 49 e 53 anos, foram socorridos, mas não resistiram e foram a óbito. Um deles possuía passagens por tráfico de drogas no estado de Pernambuco. Na ofensiva, uma pistola calibre 9mm, duas espingardas e R$ 30 mil em espécie foram apreendidos. As investigações seguem no intuito de identificar o envolvimento do trio em outros crimes.

A ação integrada foi realizada por equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) no Ceará e da Bahia, além do DIP da PCCE e da Polícia Militar da Bahia.