Primeira agenda do Governo do Ceará em 2024 discute ações voltadas para segurança pública

2 de janeiro de 2024 - 17:58 # # #

“É muito importante que as políticas sociais cheguem junto com as forças de segurança nos territórios e que não saiam dessas áreas”. Com essa afirmação, o governador Elmano de Freitas fez a fala de abertura da primeira reunião de 2024. A necessidade de integração permanente entre os órgãos de segurança pública e as secretarias com atuações voltadas para o campo social, de lazer, cultura, esporte e com foco em grupos vulneráveis da população deu o tom do encontro, que aconteceu na manhã desta terça-feita (2), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), localizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

O encontro tratou alguns encaminhamentos feitos a partir de uma reunião na última semana. “Nessa primeira agenda de 2024, estive novamente com a cúpula da Segurança Pública do Ceará e com secretários de pastas estratégicas na promoção de projetos sociais, culturais e de geração de emprego e renda. O objetivo é discutir, de forma integrada, as ações de combate à criminalidade e políticas de prevenção voltadas, sobretudo, para a nossa juventude”, destacou Elmano de Freitas.

A partir de demanda apresentada pelo governador, na primeira reunião, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à SSPDS-CE, apresentou cruzamento de indicadores criminais a partir do georreferenciamento de ocorrências em determinados territórios.  O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, destacou a importância da territorialização das ações integradas entre as mais diversas áreas do Governo. “Apontamos regiões onde poderia haver uma atuação melhor da SSPDS e das suas vinculadas, bem como das outras secretarias, para que tenhamos uma execução mais eficaz das ações do Estado, via segurança pública, mas também por meio de ações sociais e de prestação de outros serviços, como educação, saúde, esporte, juventude ou de geração de trabalho e renda. O objetivo de fortalecer essa integração é que a gente consiga atender a população jovem e trazer mais segurança, paz, tranquilidade e sensação de segurança para toda a população em todo o estado do Ceará, especificamente, iniciando nessas áreas que serão definidas”, explicou Samuel Elânio.

A reunião contou também com as presenças da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; do secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira; e dos titulares dos órgãos vinculados à SSPDS – o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto; o superintendente da Supesp, Nabupolasar Alves Feitosa. Também estiveram presentes o secretário de estado chefe da Casa Civil, Max Quintino; a secretária da Educação, Eliana Estrela; a secretária da Proteção Social, Onélia Santana; o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; a secretária da Cultura do Ceará, Luiza Cela; secretária da Diversidade, Mitchele Meira; a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; e o secretário do Trabalho, Vladyson Viana. Participaram ainda: a coordenadora do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), Carla da Escócia; o coordenador de Inteligência da SSPDS, Nelson Pimentel; e o superintendente adjunto da Superintendência do Sistema Socioeducativo (Seas), Marçal Cunha.