SSPDS participa de evento comemorativo em alusão aos 60 anos de Planejamento no Ceará

19 de dezembro de 2023 - 16:20 # # # #

Há seis décadas, com o Plano de Metas do Governo Virgílio Távora (1º Plameg), o Ceará e seus governantes passaram a fazer planejamentos formais para o desenvolvimento do estado. Na manhã desta terça-feira (19), o gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, participou da solenidade de celebração aos 60 anos de Planejamento no Governo do Ceará. O evento aconteceu no Palácio da Abolição, que fica no bairro Meireles, em Fortaleza. Durante o evento, também foi realizado o lançamento do ebook “Resgate histórico dos 60 anos do Planejamento no Ceará”, elaborado pelos técnicos da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

Na ocasião, o Governo do Ceará homenageou ex-governadores, ex-secretários e servidores públicos. Participaram da solenidade o governador do Ceará, Elmano de Freitas; a secretária da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Sandra Machado; a secretária da Igualdade Racial (Seir), Zelma Madeira; e a diretora de Economia Popular e Solidária da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Silvana Parente, que representou os ex-secretários homenageados.

Elmano de Freitas destacou a importância do planejamento para o desenvolvimento do estado. “O Ceará é a prova concreta da importância do planejamento. Se olharmos o que era o Ceará em 1963 para o que vemos hoje, nós podemos comparar claramente o padrão e a qualidade de vida daquela época com o que se tem atualmente. O Ceará é uma prova viva de que o planejar faz diferença na vida das pessoas”, disse.

Estiveram no evento, também, os chefes das instituições vinculadas à SSPDS: o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Teresa Cruz; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio César; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa; o diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto; e o coronel subcomandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Vinícius Vineimar.