Núcleo de Perícia da Mulher é inaugurado na Casa da Mulher Brasileira

27 de novembro de 2023 - 17:59 # # #

Para garantir segurança, acolhimento e justiça para mulheres vítimas de violência, o Governo do Ceará, por meio das Secretarias das Mulheres e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), inaugurou o Núcleo de Perícia da Mulher, da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), equipamento que funcionará dentro da Casa da Mulher Brasileira. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (27), em Fortaleza.

Para equipar e mobilizar o Núcleo de Perícia da Mulher na Casa da Mulher Brasileira foram investidos cerca de R$ 200 mil, tanto para a unidade de Fortaleza como para a aquisição de mesas de exames para os núcleos do interior. O espaço funcionará todos os dias da semana e conta com uma equipe composta por sete médicos peritos legistas, que poderá realizar exames de corpo de delito em lesão corporal e constatação de crimes sexuais.

A vice-governadora do Ceará e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, marcou presença e destacou a importância do novo equipamento para a efetivação da rede de proteção às mulheres que foram vítimas de violência. “Nós, mulheres, somos a razão dessa política pública receber cada vez mais atenção e investimentos. É para a garantia da segurança e da proteção de cada uma de nós. Hoje é um dia muito simbólico e estamos focados em aprimorar o atendimento, verificando e disponibilizando as medidas necessárias para que todos os profissionais possam prestar um serviço melhor a todas as mulheres cearenses”, destacou a vice-governadora.

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o equipamento reforça o investimento do Estado na garantia da proteção e cuidado com a população feminina. “A disponibilização deste novo espaço dentro da Casa da Mulher Brasileira é resultado do esforço e da dedicação de diversos profissionais que buscam fortalecer o trabalho integrado, não apenas das Forças de Segurança, mas também junto ao Sistema de Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública. Iremos seguir avançando na discussão sobre questões que envolvem a violência doméstica e integrando os trabalhos para que as mulheres saibam que podem contar com atendimento humanizado, especializado e focado em garantir a proteção delas”, frisou o secretário.

Otimizando o processo de atendimento, o novo núcleo da Pefoce irá colaborar com a elucidação de crimes, por meio do trabalho pericial. “Aqui no Nordeste, este é o primeiro equipamento inaugurado dentro de uma Casa da Mulher Brasileira e o segundo do país a integrar os serviços da Perícia Forense em suas instalações. Isso permite mais agilidade e eficiência nos procedimentos de laudos e perícias”, explicou o perito geral da Pefoce, Júlio Torres.

Além da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; e do secretário da SSPDS, Samuel Elânio; e o perito geral da Pefoce, Júlio Torres;  também estiveram presentes na solenidade: o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, Daciane Barreto; entre outras autoridades.