Suspeitos de homicídios são presos pelo Grupo Integrado de Inteligência da SSPDS e PCCE

24 de novembro de 2023 - 16:29 # # #

Um dos capturados possui uma extensa ficha de antecedentes criminais

Um trabalho do Grupo Integrado de Inteligência e Investigação, composto por unidades da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), realizado na manhã desta sexta-feira (24), resultou na captura de um homem, de 24 anos, que estava sendo investigado pelo envolvimento em crimes de homicídio na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza. O suspeito foi preso no bairro Iparana, em Caucaia, que fica na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da RMF.

Conforme os levantamentos realizados pelo grupo integrado, as equipes localizaram Jeferson de Lima Silva, de 24 anos, que também é conhecido pelo apelido de “negão” e que já possui uma extensa ficha de antecedentes criminais, com registros por tentativa de homicídio, homicídio doloso, integrar organização criminosa e corrupção de menores. Jeferson estava com cinco mandados de prisão preventiva em aberto por crimes de homicídio doloso e homicídio qualificado.

As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª e 3ª Varas do Júri da Comarca de Fortaleza. Durante o cumprimento dos mandados de prisão, na manhã desta sexta, as equipes policiais apreenderam com Jeferson cinco aparelhos celulares oriundos de crimes de roubo. Os aparelhos serão utilizados para subsidiar novas investigações policiais.

Após a captura, Jeferson foi conduzido para a 8ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (8ª DHPP), onde foram realizados os procedimentos cabíveis para o cumprimento dos cinco mandados de prisão preventiva. Em seguida, o suspeito foi encaminhado para uma unidade do sistema penitenciário, onde foi colocado à disposição da Justiça.

Outra prisão

Uma outra ação realizada pelo Grupo Integrado de Inteligência e Investigação da SSPDS e PCCE, na última sexta-feira (17), resultou na captura de uma mulher, de 26 anos, que estava sendo investigada por integrar uma organização criminosa com atuação no Ceará. Nayara Marilia Lima Cavalcante, que já possui passagens por integrar organização criminosa, tráfico ilícito de drogas e associação para o tráfico de drogas, foi capturada no bairro Itambé, em Caucaia (AIS 11). Contra ela, foi cumprido um mandado de prisão preventiva.

Operacional

O Grupo Integrado de Inteligência e Investigação é composto pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e Departamento de Inteligência Policial (DIP) da PCCE, além do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), e pelos Departamentos de Polícia Judiciária e delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza e da Capital, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.