Aves resgatadas pela PMCE são soltas por equipes da PC-CE e ONG parceira em Sobral

14 de novembro de 2023 - 15:48 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) “Instituto Pró-Silvestre” e Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA) realizou, nesta terça-feira (14), a soltura de 7 aves que foram resgatadas durante ações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA). Os animais silvestres retornaram ao seu habitat natural após um período de triagem. A soltura ocorreu no município de Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

A ação contou com o auxílio de policiais civis da Delegacia Regional de Sobral, equipes do Instituto Pró-Silvestre, da AMA, e voluntários. Entre as aves soltas, estavam dois galos campina, dois senhaçus, um papa capim, um chupa caju e um senhaçu jandaia. As gaiolas foram destruídas pelas equipes.

A Polícia Civil alerta que é crime contra a fauna previsto na lei nº 9.605/1998, expor à venda, vender, exportar, adquirir, guardar, ter em cativeiro ou depósito espécimes da fauna silvestre, incluindo aves. Ademais, destaca-se a importância da população no combate aos crimes através de denúncias anônimas.

As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3101-0181, por onde podem ser enviados áudios, vídeos, fotografias e documentos, ou por meio do número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

As denúncias também podem ser feitas no DPMA, pelo telefone (85) 3247-2637, ou ainda, pelo número (85) 31013545, do BPMA. Em caso de urgência, o fato pode ser noticiado pelo telefone 190.