Suspeito de praticar crimes de extorsão em ambiente virtual é preso pela PC-CE em Sobral

8 de novembro de 2023 - 14:50 # # #

Um trabalho realizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na prisão de um homem que estava sendo investigado pela prática do crime de extorsão, cometido em ambiente virtual. A captura aconteceu, na manhã dessa terça-feira (07), por força de cumprimento de um mandado de prisão, na cidade de Sobral, que pertence à Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.

As investigações policiais foram coordenadas pelo Núcleo de Investigação Generalista (NIG), e com apoio do Núcleo de Investigação Permanente (NIP), ambos da Delegacia Municipal de Sobral. Conforme as informações apuradas, a unidade policial representou ao Poder Judiciário pela prisão preventiva do suspeito. A ordem judicial foi expedida pelo 5º Núcleo Regional de Custódia e de Inquérito da Comarca de Sobral.

Com o mandado de prisão em mãos, os policiais civis foram a campo e localizaram o suspeito, identificado como Edmilson Severino de Souza Junior, de 22 anos. Após a captura, o homem foi conduzido para a Delegacia Municipal de Sobral, onde foi efetivado o cumprimento do mandado de prisão preventiva pelo crime de extorsão praticado em ambiente virtual. Após os procedimentos, Edmilson foi colocado à disposição da Justiça.

O crime

Conforme o trabalho investigativo, os policiais identificaram que Edmilson utilizava perfis falsos em redes sociais para se aproximar das vítimas, com quem mantinha um relacionamento por um determinado período de tempo. Em seguida, o suspeito alegava ser adolescente e exigia quantias em dinheiro para que não relevasse o relacionamento. As investigações identificaram ainda que o suspeito ameaçava procurar integrantes de organizações criminosas para agirem contra as vítimas.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o (88) 3677-4711, número de WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.