Operação Enem: Forças de Segurança alinham estratégias de suporte à aplicação da prova

6 de novembro de 2023 - 11:06 # # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) mobiliza, neste domingo (5), profissionais das Forças de Segurança do Estado para dar suporte logístico à aplicação do exame, em todo o território estadual. Durante a manhã, foi instalado o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC/SSPDS), com a participação de representantes de órgãos que fazem parte do processo. O monitoramento integrado seguirá durante todo o dia até a finalização da prova.

“A finalidade do Gabinete de Gestão e Eventos Complexos é reunir o comando das instituições, das vinculadas, dos órgãos parceiros, das forças amigas e, caso haja algum intercorrência relacionada a qualquer evento que possa comprometer a aplicação das provas do Enem, a gente ter uma resolução mais célebre desse problema”, explica o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho.

A aplicação da prova no Ceará é realizada com apoio da SSPDS/CE desde 2009. De forma integrada, as Forças de Segurança traçam planos logísticos que acompanham, desde a chegada das provas, pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, até a entrega às instituições onde o Enem será realizado em todo o Estado. O Enem 2023 conta com 3,9 milhões de inscritos em todo o Brasil e acontece nos dias 5 e 12 de novembro de 2023.

Integração

Participaram da abertura dos trabalhos do GGEC: integrantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol/SSPDS), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS), além da Polícia Federal (PF), Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Correios, Enel Distribuição Ceará, Exército Brasileiro, Guarda Municipal de Fortaleza, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC).