MC carioca é preso pela PC-CE por integrar e promover grupo criminoso no Ceará e no RJ

21 de outubro de 2023 - 11:17 # # # # # #

A captura do homem, conhecido como “Mc PQD”, ocorreu minutos antes do funkeiro se apresentar em um evento, no bairro Olaria, no Rio de Janeiro

Uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) culminou, na madrugada deste sábado (21), na captura de um cantor de funk, de 39 anos, investigado por integrar e promover um grupo criminoso com atuação no Rio de Janeiro e no Ceará. A captura ocorreu no bairro Olaria, no Rio de Janeiro, e contou com o apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ).

De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), unidade especializada da PC-CE, José André Ferreira Costa Júnior, conhecido como “PQD”, é suspeito de integrar um grupo criminoso no Rio de Janeiro. Apurações apontam que o homem publicava vídeos em suas redes sociais fazendo apologia ao crime, utilizando armas longas, colete balísticos e símbolos associados a um grupo criminoso com atuação também no Ceará.

Ainda conforme levantamentos policiais, em um site, André compartilhou um áudio saudando chefes do grupo com atuação no estado cearense, além de cantar músicas que também faziam referências à essa organização criminosa. Com isso, um mandado de prisão preventiva foi solicitado pela autoridade policial ao Poder Judiciário cearense.

A ação contou com o apoio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que promoveu a integração e viabilizou a troca de informações entre as Polícias Civis do Ceará e do Rio de Janeiro.

Após troca de informações entre as Polícias Civis, André foi localizado e preso às duas horas da madrugada de hoje (21), quando estava a caminho de um baile funk, onde iria se apresentar. As equipes interceptaram o veículo do suspeito e realizaram a abordagem no bairro Olaria, no RJ. O automóvel e o celular do investigado também foram apreendidos.

André foi conduzido para uma unidade policial, onde os policiais civis deram cumprimento ao mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça do Ceará pelo crime de integrar organização criminosa. Ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário.

As investigações da Polícia Civil cearense seguem em andamento com o objetivo de identificar outros alvos envolvidos em ações criminosas de grupos atuantes no Ceará e em outros Estados.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a população pode repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas via 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A Draco mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182. O sigilo e o anonimato são garantidos.