Governo do Ceará inaugura Sala Lilás na Delegacia da PC-CE de Jaguaruana

16 de outubro de 2023 - 22:47 # # # # # #

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) – em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaguaruana –, inaugurou, nesta segunda-feira (16), a primeira Sala Lilás na Delegacia de Jaguaruana. O evento, que ocorreu na unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), contou com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; do secretário da SSPDS, Samuel Elânio; e da delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz, além de outras autoridades.

A Sala Lilás é um espaço especializado para atendimento de mulheres em situações de violência doméstica. O objetivo da Sala Lilás é promover um atendimento especializado e humanizado para as mulheres vítimas de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. O local atenderá mulheres do município de Jaguaruana e região. A primeira Sala inaugurada no Vale do Jaguaribe é uma parceria do Governo do Ceará com a Prefeitura de Jaguaruana.

A vice-governadora e secretária de Mulheres do Ceará, Jade Romero, participou do evento. Ela ressaltou a importância da Sala Lilás. “Estamos trabalhando em parceria com as prefeituras para implantar mais equipamentos como esse no Ceará. Jaguaruana parte na frente e tem a primeira Sala Lilás, aqui do Vale do Jaguaribe. Uma importante ação na proteção das nossas mulheres. E também é importante destacar que aquelas que estão sofrendo algum tipo de violência, podem fazer o registro da ocorrência na Sala Lilás e solicitar a medida protetiva pela internet, mais uma inovação para proteger nossas mulheres. Temos aqui, a partir de hoje, um importante instrumento de acolhimento e de prevenção. Então, essa Sala Lilás é uma porta de entrada para as políticas de assistência social do município, e para as políticas estaduais voltadas às mulheres”, destacou.

Para o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, a criação do equipamento reforça o interesse do Ceará em combater esse tipo de violência. “Um instrumento como esse, tem que ser difundido pelo Estado. A SSPDS está à disposição para estratégias que possam minimizar a violência contra a mulher. Contem conosco e que a população faça bom uso desse equipamento”.

O delegado titular da Delegacia Municipal de Jaguaruana, Gutemberg Moreira, enalteceu a criação do serviço. “A Sala Lilás foi criada com intuito de fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo um ambiente acolhedor para atendimento, bem como, incentivando as denúncias. Além disso, o equipamento busca coibir a violência contra a mulher”, finalizou.

Delegacia Municipal de Jaguaruana
Rua José Cláudio de Melo, 10, Jaguaruana – CE.
Email: dmjaguaruana@policiacivil.ce.gov.br