PC-CE e Copol/SSPDS participam de encontro da operação “Shamar” em Brasília

27 de setembro de 2023 - 15:56 # # # #

Com a finalidade de avaliar e analisar as ações realizadas durante a operação “Shamar”, representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) participaram de um encontro nacional em Brasília, no Distrito Federal. O evento ocorreu nessa terça-feira (26) e nesta quarta-feira (27), no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), localizado na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Na ocasião, os profissionais da Segurança Pública dos estados que participaram dos trabalhos policiais tiveram a oportunidade de apresentar, dialogar e analisar os pontos importantes da ofensiva realizada em âmbito nacional. Pelo estado cearense, compareceram ao evento a adjunta do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), Rebeca Nóbrega; a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, Giselle Martins; e o diretor adjunto da Copol/SSPDS, delegado Paulo Renato. 

Para a diretora do DPGV, Rebeca Nóbrega, o evento promoveu, ainda, trocas de experiências acerca da operação. “O evento foi de grande importância, pois com esse debriefing geral pudemos observar os indicadores e analisar os resultados da operação em todo o país. Com isso, conseguiremos nortear melhor as próximas operações de combate à violência familiar contra a mulher e os feminicídios”, destacou ela. 

Além de promover o encontro com as Forças de Segurança dos estados, o evento permitiu uma maior e melhor integração no intuito de melhorar as boas práticas na realização das ações durante a operação, bem como, trocas de sugestões para os próximos planejamentos de operações de combate a violência familiar contra a mulher e feminicídios.

Operação “Shamar”

Visando coibir crimes de violência doméstica e familiar, as ações no Ceará das Forças de Segurança durante a Operação Shamar resultaram em 262 pessoas presas e armas e munições apreendidas. Desse número, 190 prisões foram realizadas em flagrante e 69 mandados de prisão preventiva e definitiva foram cumpridos. Outros três adolescentes também foram apreendidos. Ainda durante o período, as equipes policiais realizaram ações repressivas que resultaram também nas apreensões de 29 armas, entre armas brancas e de fogo, e 170 munições. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.