PC-CE participa de audiência pública alusiva ao Dia da Pessoa Desaparecida na Alece
31 de agosto de 2023 - 17:13 ##Dia Internacional dos Desaparecidos ##PC-CE
Uma discussão em torno do Dia Internacional das Pessoas Desaparecidas, data celebrada nessa quarta-feira (30), reuniu representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp); da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih); do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); da Defensoria Pública do Estado do Ceará; e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em audiência pública para debater os desafios e políticas públicas de enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas no Ceará. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), no bairro Dionísio Torres.
O debate foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, por requisição da secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, e da parlamentar, Jô Farias. A audiência reuniu representantes de familiares que buscam por pessoas desaparecidas, com o objetivo de dar maior visibilidade às buscas no Ceará. A delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz, representou o delegado-geral, Márcio Gutiérrez. Ela destacou o compromisso da instituição em localizar pessoas desaparecidas no Estado.
“A Polícia Civil está aqui para realizar o melhor trabalho que podemos fazer por essas famílias que aqui encontram-se e todas aquelas que buscam seus entes queridos. Em sete meses, os desfechos das investigações realizadas pela 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da PC-CE, já realizou a localização de 472 vítimas com vida, correspondendo a 81% do total de ações de janeiro a julho, em Fortaleza”, destacou ela.
Representando familiares das pessoas desaparecidas, Eliara Ferreira Silva, que integra o grupo Mulheres da Fé com Esperança, ressaltou que “encontrar nossos entes queridos não é um sonho, é uma realidade nossa. Nosso nome é esperança”.
Durante a discussão, foram apresentados Projetos de Lei relacionados à temática que estão em tramitação na Alece, que tem como objetivo dar maior visibilidade à pauta no Estado.
Campanha
Com o intuito de sensibilizar os cearenses sobre a importância desse apoio às famílias e disseminar informações sobre o que fazer em caso de desaparecimentos, instituições que atuam com essa pauta no Ceará estão realizando a campanha “Desaparecidos, uma ausência presente”.
A campanha acontece em alusão ao Dia Internacional dos Desaparecidos, em parceria entre Secretaria dos Direitos Humanos, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), por meio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Defensoria Pública do Ceará, MPCE, com apoio da Secretaria do Esporte do Ceará. A mobilização faz parte das atividades do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas. A cartilha virtual com as principais orientações pode ser acessada aqui. (link da cartilha)