Em uma semana, 14 suspeitos de crimes de violência doméstica são presos durante operação “Shamar” no Ceará

28 de agosto de 2023 - 19:46 # # # # # # #

Os trabalhos integrados de combate a violência doméstica contra a mulher, durante a Operação “Shamar”, já resultaram nas prisões de 14 pessoas suspeitas de envolvimento com crimes dessa natureza. A ofensiva, que é coordenada em âmbito nacional pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi deflagrada no último dia 21 de agosto, em todo o Ceará. No estado cearense, a operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol).

Além de localizar e capturar suspeitos, os profissionais da segurança promovem ações educativas e preventivas e acompanham o cumprimento de medidas protetivas de urgência contra as vítimas. As saturações e o acompanhamento das vítimas de violência doméstica foi intensificado por equipes do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Já no âmbito da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), um sistema on-line para solicitar medidas protetivas de urgência foi lançado, na última terça-feira (22), em parceria com a Secretaria das Mulheres e a SSPDS. A ferramenta foi criada com o objetivo de garantir o acesso mais rápido de mulheres vítimas de violência doméstica às solicitações de medida protetivas, por meio do site.

Prisões

Na madrugada desta segunda-feira (28), um homem de 45 anos foi preso em flagrante por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), suspeito de agredir, ameaçar de morte e descumprir medida protetiva contra a companheira, uma mulher de 44 anos. O fato foi registrado na cidade de Coreaú. Ele foi autuado em flagrante e colocado à disposição da Justiça.

Na última sexta-feira (25), equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prenderam um homem de 48 anos, suspeito de matar a ex-companheira, de 46 anos, na cidade de Pacatuba. A captura ocorreu no bairro Couto Fernandes (AIS 5) da Capital. Ele foi autuado em flagrante por feminicídio. Ainda no mesmo dia, uma equipe da PMCE cumpriu um mandado de prisão por violência doméstica contra um homem, na cidade de em Tejuçuoca. Também na sexta-feira, um outro homem foi preso em flagrante pelos crimes de violência psicológica e patrimonial contra a própria mãe em Parambu.

Na última quarta-feira (23), uma ação da Delegacia de Defesa da Mulher de Caucaia, com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, resultou na prisão de um homem de 20 anos, investigado por tentativa de feminicídio e ameaça contra a ex-companheira. O indivíduo já possui diversas passagens por crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubos, estelionato e crime contra a administração pública, além de ser apontado como integrante de um grupo criminoso.

Já na última terça-feira (22), equipes da Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte cumpriram um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 43 anos, que descumpriu medida protetiva de urgência. Na cidade do Crato, equipes da DDM deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um homem de 21 anos, suspeito dos crimes de ameaça e lesão corporal no contexto de violência doméstica. Já na cidade de Quixadá, também no mesmo dia, equipes da Delegacia de Defesa da Mulher efetuaram a prisão de um homem, de 34 anos, pelos crimes de ameaça, dano e descumprir medida protetiva contra a ex-companheira.

No primeiro dia que a operação foi deflagrada, na última segunda-feira (21), as Forças de Segurança capturaram seis homens suspeitos de crimes de violência doméstica. As primeiras capturas ocorreram nas cidades de Pacatuba, Quixeramobim, Quixadá e Quiterianópolis.  Outros dois suspeitos foram capturados no final do dia. No município de Caucaia, um indivíduo de 33 anos foi preso e autuado em flagrante por equipes da DDM de Caucaia, após agredir e lesionar a companheira no bairro Icaraí. Já na cidade de Crato, um indivíduo de 38 anos foi preso em flagrante, por equipes da DDM de Crato, suspeito de ameaçar de morte a própria companheira.

Ações educativas

Durante as diligências, ações educativas também estão sendo realizadas. No decorrer dos últimos dias, os Departamentos de Proteção aos Grupos de Vulneráveis (DPGV) e de Polícias Judiciárias Norte e Sul, com apoio das Delegacias Municipais e Regionais, realizaram palestras de conscientização relacionadas ao combate à violência doméstica e familiar em alusão ao Agosto Lilás, em diversas cidades do Ceará.

O nome da operação faz alusão a palavra hebraica que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”. Os trabalhos policiais seguem até o próximo dia 15 de setembro. A população pode auxiliar as Forças de Segurança por meio de denúncias que podem ser feitas pelo telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Ou ainda o telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), para situações que estejam ocorrendo no momento. O sigilo e o anonimato são garantidos.