Forças de Segurança divulgam plano operacional para “Caminhada com Maria 2023”

8 de agosto de 2023 - 17:48 # # # # # # # # # # # # #

Na retomada das edições presenciais da “Caminhada com Maria 2023”, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participou, na manhã desta terça-feira (8), de uma coletiva de imprensa na qual foram apresentados detalhes sobre o plano operacional do evento. O festejo católico será realizado na próxima terça-feira (15), feriado alusivo ao dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade de Fortaleza.

Com o tema “caminhando juntos com Maria no amor de Jesus”, a procissão, que chega à sua 21ª edição, teve divulgadas na coletiva informações sobre a atuação das Forças de Segurança e os órgãos de trânsito, bem como sobre o efetivo que atuará no evento. A reunião de anúncio foi realizada na sede da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) da Capital.

Participaram da coletiva o coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS (Copol/SSPDS), Harley Filho; o coordenador da Coordenadoria Geral de Operações (CGO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Kilderlan Sousa; e o comandante do Comando de Bombeiros da Capital (CBC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), tenente-coronel José Leandro Marinho. Os detalhes sobre a organização da caminhada foram anunciados pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques; e pelo organizador do evento, o padre Francisco Antônio Francileudo. Também compareceram ao evento os representantes de forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC).

Efetivo

Cerca de 150 policiais militares serão distribuídos em pontos estratégicos e reforçarão o policiamento ostensivo ao longo do percurso da caminhada. Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por sua vez, contará com mais de 30 policiais no 34º Distrito Policial (34º DP) e no 10º Distrito Policial (10º DP), que atendem a região em suas devidas áreas de atuação. Já o CBMCE, disponibilizará uma ambulância para eventuais ocorrências em que seja necessário o atendimento pré-hospitalar. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da SSPDS (Ciopaer/SSPDS) também atuará no evento.

O coordenador da Copol/SSPDS, Harley Filho, destacou que as Forças de Segurança estão desenvolvendo um trabalho integrado junto às forças amigas para prevenir ocorrências durante o evento. “Nós estamos nos ajustes finais para que todo o efetivo já esteja bem distribuído, e até o final da semana faremos a última reunião de alinhamento para tentar zerar a ocorrência nesse festejo tão importante para a cidade de Fortaleza”, afirmou o representante.

Na organização do evento, o padre Francisco Antônio Francileudo afirmou que conta com a colaboração de todos. “A gente espera contar com todos que vão caminhar, mas também o apoio de todos aqueles que estão ao longo do percurso da Caminhada com Maria, como acontece sempre com aqueles que preparam altares, que preparam as casas, que ajudam oferecendo água para os caminhantes”, reforçou o sacerdote.
Programação

A “Caminhada com Maria 2023” terá início no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, com missas às 6 horas e às 9 horas. Do mesmo local, após a missa de meio-dia, a procissão segue em direção à Catedral de Fortaleza, no Centro da cidade, onde o evento será concluído com a coroação de Nossa Senhora da Assunção.