Condenados por estupro de vulnerável são presos durante operação Sentinela no Ceará

2 de agosto de 2023 - 14:19 # # # # # # #

As ofensivas distintas foram realizadas pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e da Polícia Civil

Com auxílio de equipes da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ações distintas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) culminaram na prisão de dois homens condenados por crimes de estupro. As capturas da operação Sentinela ocorreram, nessa terça-feira (1), no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, e na cidade de Camocim.

O primeiro a ser preso foi um homem, de 51 anos, na cidade de Camocim – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Ceará. Em desfavor do homem, havia um mandado de prisão definitiva pelo crime de estupro de vulnerável, ocorrido em 2011, contra um adolescente de 13 anos. Na ocasião, o indivíduo era professor da vítima, em uma instituição de ensino no bairro Bonsucesso, em Fortaleza. A captura foi realizada por equipes das Delegacias Regional de Camocim e Municipal de Granja, com apoio da Copol.

Já o segundo condenado, de 54 anos, foi localizado e preso no bairro Barra do Ceará, que fica na AIS 8 da Capital. Contra ele, um mandado de prisão definitiva por um crime de estupro de vulnerável, ocorrido no ano de 2013, foi cumprido. A captura ocorreu após troca de informações de equipes da Copol e dos Núcleos Operacional e de Inteligência do Departamento de Polícia Judiciária da Capital.

Operação Sentinela

A iniciativa foi deflagrada pela Copol com apoio de seus órgãos vinculados – Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e Polícia Militar do Ceará (PMCE) em alusão ao aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que completou, no último dia 13 de julho, 33 anos de criação. O ECA é um instrumento legal que garante às crianças e adolescentes uma gama de direitos, sejam eles a vida, saúde, educação, alimentação, segurança e proteção.

Os trabalhos policiais visam coibir crimes de abuso e de exploração sexual e outros crimes contra crianças e adolescentes. As ações integradas seguem com o intuito de identificar e prender pessoas envolvidas nesses crimes, além de checar denúncias e realizar ações educativas em escolas públicas e privadas.

*As identidades dos capturados não serão divulgadas visando preservar as vítimas.

As denúncias podem ser feitas por meio do telefone 181, Disque-Denúncia da SSPDS, ou do (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. Ou ainda o telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), para situações que estejam ocorrendo no momento. O sigilo e o anonimato são garantidos.