Com o objetivo de coibir crimes, SSPDS realiza mais uma edição da Operação Focus

14 de julho de 2023 - 16:08 # # # # # # # # # #

Durante a  operação, foram apreendidas uma uma arma de fogo e uma motocicleta com possíveis sinais de adulteração

A Operação Focus, deflagrada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou ofensivas, nessa quinta-feira (13), em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. As ações resultaram nas apreensões de uma arma de fogo, no Planalto Caucaia, e de uma motocicleta, no Marechal Rondon. A arma e o veículo apreendidos foram encaminhados para Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) responsável pelas ocorrências.

O revólver calibre 38 foi encontrado dentro de uma sacola, nas proximidades de um conjunto habitacional, após uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) ser acionada por volta das 22h30. Os raianos foram até o local e realizaram uma busca minuciosa após receberem informações de que um grupo criminoso utilizava a área externa do prédio para esconder material ilícito.

Em uma outra ação, uma equipe do Policiamento Ordinário Geral (POG) da PMCE apreendeu uma motocicleta com a placa suja e visibilidade prejudicada. O condutor não apresentou os documentos da moto e informou que o veículo teria sido alugado. Também não foi possível identificar a numeração do motor e do chassi, além dos policiais militares verificarem que o motor do veículo era incompatível com aquele indicado pela placa.

A arma de fogo e a motocicleta foram apresentadas na Delegacia Metropolitana de Caucaia. Dois boletins de ocorrência, por posse ou porte ilegal de arma de fogo e crime contra a fé pública, foram abertos pela unidade da PC-CE no intuito de investigar as circunstâncias dos fatos. O proprietário do veículo se comprometeu em apresentar a documentação da moto, que será submetida à perícia, para apurar se houve adulteração de sinal automotor.

Operação Focus

A Operação Focus tem por finalidade detectar irregularidades e possíveis crimes, cumprir mandados de prisão em aberto, bem como, realizar saturações e abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos. As áreas de atuação da Focus são escolhidas a partir de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp/ SSPDS).

A  54ª da Focus ocorreu nos bairros Parque Potira 1 e 2 e Marechal Rondon, em Caucaia (AIS 11). A edição contou com 21 equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Copol e Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran).

Ao todo, 53 homens e mulheres das Forças de Segurança do Estado e da autoridade estadual de trânsito participaram da ofensiva. Durante a edição, 126 pessoas e 68 veículos foram abordados nos bairros Parque Potira, Araturi, Jurema, Conjunto Metropolitano, Marechal Rondon e Icaraí, em Caucaia (AIS 11).

A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.