PPA Participativo: SSPDS ouve sugestões da população da Serra da Ibiapaba

7 de julho de 2023 - 17:51 # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) completa mais uma semana com 100% de participação nos eventos do Plano Plurianual Participativo 2024-2027 (PPA 2024-2027) do Governo do Ceará. O evento desta sexta-feira (7), a nona plenária,  ocorreu na cidade de São Benedito, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado, e ouviu dos habitantes da Serra da Ibiapaba onde o orçamento público estadual deve investir para atender os anseios da população cearense.

“A participação do povo é o verdadeiro objetivo de toda essa ação”, destacou o governador Elmano de Freitas, presente ao evento. “Só tenho que agradecer a todos vocês que tiraram um pouco de tempo para agregar ao povo do Ceará ideias, sugestões e diretrizes que irão contribuir diretamente com o desenvolvimento do estado. Isso é política. Quando ouvimos o nosso povo para que eles consigam superar as adversidades. É assim que construímos esse processo”, complementou o governador.

“O momento tem como objetivo identificar pontos a serem avaliados e concretizar alguns trabalhos de acordo com o interesse da população da região. Isso mostra que não somente existe o interesse do governador nessa pauta, mas também de todos os secretários, especialmente da Secretaria da Segurança Pública. Além de reforçar a importância da participação da população nos direcionamentos, diretrizes de Segurança Pública, bem como de outras pastas, e de outras secretarias”, ressaltou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, ao destacar que desde o primeiro encontro regional, que aconteceu em Baturité, a  SSPDS se faz presente e contribui ativamente, a partir da participação de gestores, do corpo técnico e de servidores, para elaboração de propostas que aperfeiçoarão o trabalho desempenhado, hoje, pelas Forças de Segurança em cada uma das 14 macrorregiões do Ceará.

Dentre as propostas apresentadas pela população, no âmbito da Segurança Pública, se destacam o anseio pela expansão dos núcleos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e dos Batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Além dessas diretrizes, pode se destacar o pedido dos participantes do PPA Participativo em defesa da expansão das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) e da capacitação dos profissionais das Forças de Segurança tendo em vista uma abordagem humanizada.

“Para mim, como também para muitas pessoas do nosso grupo, a realização do Plano Plurianual Participativo (PPA Participativo 2023-2027) aqui, na nossa região, é algo inédito. É a chance da população poder falar para o governo onde o sapato está pegando. Por isso, agradeço ao Governo do Ceará pela chance de estar presente nesse momento e por poder colaborar na definição dos rumos do nosso Estado”, enaltece o relator do Grupo 2  do encontro do PPA Participativo da Serra da Ibiapaba e um dos fundadores da Associação dos Deficientes de São Benedito (Adesb), Wanderley Medeiros.

Pela Segurança Pública estiveram presentes na 9ª plenária do  Plano Plurianual Participativo 2024-2027, em São Benedito, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa; o coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan Carvalho; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o coronel diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Jorge Costa de Araújo e o controlador geral da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Rodrigo Bona Carneiro.

Serra da Ibiapaba

Com uma população de 366.874 habitantes, o território da Serra da Ibiapaba dispõe de uma delegacia regional, situada em Tianguá; e quatro delegacias municipais, em Ipu, São Benedito, Ubajara e Tianguá. A região ainda é atendida pelas Forças de Segurança a partir de seis batalhões do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e seis sistemas de videomonitoramento, em Guaraciaba do Norte, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Em sua nona edição, o encontro regional do PPA sugeriu a implantação de um núcleo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), de  delegacias especializadas para atender mulheres e crianças e adolescentes e de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Além disso, o Grupo 2 do PPA Participativo indicou a necessidade de aumentar o efetivo das Forças da Segurança Pública na região e de núcleos da Controladoria Geral de Disciplina (CGD) e da Defensoria Pública do Estado do Ceará e de um núcleo de custódia na região.

“Uma nova unidade do Corpo de Bombeiros, aqui na Serra da Ibiapaba, nos permitiria reduzir o tempo de resposta. Hoje, dependendo da cidade e da localidade que acionou o CBMCE, o batalhão, que fica localizado em Sobral, roda mais de 100 km e pode levar até mais de uma hora para realizar um atendimento: seja uma situação de desencarceramento; de incêndio residencial, ou em vegetação; ou de resgate de animais”, avalia o tenente Holanda, da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (1a Cia/ 3o BBM).

O que é o PPA (PPA) 

O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento, que define diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Dividido em eixos estratégicos, ele organiza as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão. Além dos eventos presenciais, o Governo do Ceará também colhe sugestões da população através do site www.cearaparticipativo.ce.gov.br.

Os encontros regionais do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 tiveram início no dia 21 de junho, em Baturité, e se encerrarão, no dia 28 de julho, no Cariri. Nesta semana, o PPA Participativo visitou os municípios de Pedra Branca, Tauá, Tamboril e São Benedito. Os próximos encontros estão previstos para acontecerem no Icó,  no dia 11, na Região Sul; no Litoral Leste, no dia 18; no Sertões de Canindé, no dia 19;  na Grande Fortaleza, no dia 21; e finalizando no dia 26, na Região do Cariri.