Forças de Segurança atuam na prevenção ao abuso e tráfico de drogas no Ceará

26 de junho de 2023 - 16:10 # # # # # # # # # # # # #

A prevenção ao uso de entorpecentes e o combate ao tráfico de drogas são uns dos objetivos de projetos desenvolvidos por vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As ações, desenvolvidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), visam a conscientização sobre o uso de drogas por meio de palestras sobre o tema, que é destaque no Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, cuja data alusiva é lembrada nesta segunda-feira (26).

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em alusão ao combate ao abuso e ao tráfico de drogas. Entre os projetos desenvolvidos pelas vinculadas da SSPDS, estão palestras educativas que são realizadas pela Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) da PC-CE, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) da PMCE, além do projeto Jovem Brigadista de Valor do CBMCE.

Proerd nas escolas

Desde 2001, como parte das ações de prevenção das Forças de Segurança do Estado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido no Ceará pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), promove capacitações de conscientização em ambiente escolar. O projeto tem o intuito de promover a prevenção do uso de substâncias como o álcool e drogas ilícitas por jovens em todo o Estado, por meio de palestras, em escolas públicas e particulares em todo o Estado, além de organizações não-governamentais (ONGs), mediante solicitação por ofício. Atualmente, o programa realiza ações voltadas ao público do ensino infantil, ao 5º e 7º anos, e em breve será ampliado ao ensino médio.

O sargento PM Paulo Roberto Tenório, lotado na Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei), responsável pelo Proerd, falou sobre a importância do caráter preventivo do programa. “Em cada lição, abordamos a prevenção às drogas. Nós trabalhamos a questão socioemocional. Em todos os encontros, falamos sobre a importância dos alunos estarem seguros e se sentirem responsáveis, não somente em casos envolvendo drogas, mas também possam agir de forma segura e responsável sobre o tema”, detalhou ele.

Ele também comentou ainda sobre as palestras. O policial ressaltou que “após a apresentação à escola e aos pais, o terceiro encontro é a apresentação aos alunos. São dez encontros que ocorrem em salas de aulas, uma vez por semana, com 1h/aula. Dessa forma, o policial vai à escola e, com os professores, dá continuidade ao programa”, disse ele. Na última terça-feira (20), o programa realizou a formatura de alunos no município de Solonópole – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Estado. Mais de 340 alunos já receberam formação pelo Proerd na instituição de ensino.

Divisão de Proteção ao Estudante

As ações da Dipre, vinculado ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da PC-CE, são realizadas em instituições de ensino, com palestras voltadas à comunidade escolar, alcançando discentes e docentes em todo o Estado em um trabalho itinerante. O trabalho é desenvolvido a partir das questões que envolvem as instituições e o entorno, com as especificidades de cada público.

Durante as palestras, os policiais civis se deparam com várias situações que possam dificultar o acompanhamento das aulas pelos alunos, como vulnerabilidades e violência doméstica, que podem vir a ser acompanhadas de perto pelas equipes da PC-CE, com os devidos encaminhamentos. O projeto é realizado de forma itinerante em unidades escolares públicas e particulares e até mesmo em empresas.

De acordo com o inspetor Ledervan Cazé, da Dipre/PC-CE, a atuação acaba se estendendo a várias questões da comunidade escolar. “A Dipre atua de modo preventivo há 27 anos em escolas, com palestras, formações e cursos para alunos e professores, trabalhando com problemáticas escolares, não só no combate ao uso precoce de drogas, mas também no combate à violência, ao bullying e à atuação de grupos criminosos nas comunidades nos entornos das escolas”, afirmou ele.

A abordagem dos assuntos proporciona a multiplicação do conhecimento com a disseminação das ideias a pessoas próximas, possibilitando a promoção a uma cultura de paz. As palestras e eventos são promovidos em alinhamento contínuo com a Secretaria da Educação (Seduc), em adequação à pluralidade do público e com as demandas e particularidades de cada instituição de ensino.

Jovem Brigadista de Valor

Um outro projeto que também tem como destaque a prevenção ao uso de drogas é o Jovem Brigadista de Valor (JBV), vinculado ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do CBMCE. A iniciativa, realizada por bombeiros, tem o intuito de repassar instruções de noções de cidadania, moral, ética, disciplina, combate ao incêndio, primeiros socorros e salvamento, além de reforçar e evitar que os jovens tenham o primeiro contato com as drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Desde sua criação, em 2003, o projeto busca estimular os adolescentes a desenvolver na comunidade atividades voluntárias de ajuda mútua. O curso semestral conta com 240 horas/aula e possui 70 núcleos em todo o Estado. A formação destaca temas como amparo legal, objetivos, fundamentação, metodologia e importância estratégica para a corporação e para a sociedade.

No último dia 6 de junho deste ano, o CBMCE realizou a formatura de 35 alunos em Itapipoca. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, além de autoridades da cidade.

Polícia Militar do Ceará (PMCE)
Coordenadoria de Gestão Interna do Ensino e Instrução (Cogei)
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)
Informações: (85)3101-3539 / (85)3101-3540