PC-CE deflagra operação e captura cinco suspeitos de integrarem grupo criminoso na Capital

2 de junho de 2023 - 16:32 # # # # # # #

Um trabalho investigativo desenvolvido pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) culminou, na manhã desta sexta-feira (2), nas prisões de cinco homens suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável por crimes registrados no bairro Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Capital. Na ocasião, 63 mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos e outros sete suspeitos foram conduzidos para implementar tornozeleiras eletrônicas, além do bloqueio de contas bancárias e apreensão de veículos pertencentes a 28 alvos da operação. A ofensiva contou com o auxílio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A ação, coordenada pela Delegacia de Narcóticos (Denarc) com apoio dos Departamentos de Polícia Judiciária Especializada (DPE) e Inteligência Policial (DIP), além de outras delegacias da Polícia Civil, é continuidade de um trabalho investigativo que resultou na prisão de Fabrício Higor Dias Leite, de 29 anos, conhecido como “Fabrício Playboy” ou “Alok”, na última segunda-feira (31), na cidade de Goiânia, em Goiás. O homem é apontado como chefe de um grupo criminoso atuante em Fortaleza (CE) e responsável pela comercialização de entorpecentes e crimes na AIS 3.

Dando continuidade aos trabalhos policiais, cinco homens foram presos por força de mandado de prisão preventiva, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (02), durante a operação “Exodus II”. As capturas ocorreram no bairro Messejana (AIS 3). Durante a ofensiva, 63 mandados de busca e apreensão domiciliares foram cumpridos e outros sete suspeitos foram conduzidos para implementar tornozeleiras eletrônicas, além do bloqueio de contas bancárias e apreensão de veículos pertencentes a 28 alvos da operação.

Os capturados foram identificados como David Nascimento de Brito (27), com passagens por roubo de carga, associação criminosa, receptação e posse ou porte ilegal de arma de fogo; Edcarlos Silva Souza (23), com passagens por integrar organização criminosa, tráfico de drogas, associação criminosa e crime ambiental; os irmãos Brendo Carvalho Sena (28) e Breno Carvalho Sena (28) anos, ambos com diversas passagens pelos crimes de homicídio doloso, tráfico de drogas, crimes de trânsito e ambiental, e porte ilegal de arma de fogo; além de Lindemberg da Silva Oliveira, de 30 anos. Os alvos encontram-se à disposição da Justiça.

A Denarc conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenha conhecimento acerca do tráfico de drogas no Ceará. As informações podem ser repassadas pelo número da Denarc: (85) 3472-1560, que é WhatsApp, por onde podem ser enviadas mensagens de texto, áudio, além de imagens e vídeos.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS-CE, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.