Aesp inicia 3ª edição do Curso Tático Policial Feminino

1 de junho de 2023 - 16:17 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará iniciou, nessa quarta-feira (31), a 3ª edição do Curso Tático Policial Feminino (CTAP) – treinamento, que visa desenvolver a expertise operacional do efetivo feminino da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Nesta edição, 44 mulheres estão matriculadas, em busca do título de “Athena”, como são chamadas aquelas que concluem o curso. São: 22 policiais militares do Ceará, nove policiais civis do Ceará, uma bombeira militar do Ceará, quatro policiais penais do Ceará, três policiais militares do Paraná, duas policiais civis do Maranhão, uma policial penal do Piauí, uma policial militar do Rio Grande do Norte e uma policial civil de Pernambuco.

A solenidade de abertura do curso aconteceu na sede da instituição e contou com a presença das Athenas formadas nas edições anteriores do CTAP, que apresentaram todas as habilidades aprendidas no curso em demonstrações de rapel tático, de controle de distúrbios civis e de choque montado, arrancando aplausos e admiração do público.

Presente na solenidade, a vice-governadora do Estado, Jade Romero, falou das ações do governo voltadas ao combate à violência contra a mulher e a busca por equidade de gênero e destacou a importância de cursos como o CTAP para o fortalecimento da pauta feminina.

“Nós estamos rompendo paradigmas e mostrando a sociedade cearense, a sociedade brasileira, que nós mulheres temos sim todo o direito e devemos ser respeitadas pelas decisões que nós tomamos. Quando a gente fala de justiça social para as mulheres, estamos falando de justiça para toda a sociedade. Essa é uma pauta não só das mulheres, mas a gente não quer participar por concessão masculina, a gente quer participar, como a gente tem participado, por competência, por termos escolhido esses locais, como eu escolhi a política, vocês escolheram as forças de segurança, se capacitaram para estar nesses locais e com certeza vão alçar voos ainda maiores. Viva as nossas Athenas, viva as nossas forças de segurança, viva as nossas mulheres cearenses”, ressaltou Jade Romero.

A diretora de gestão e planejamento interno da Aesp, delegada Kamilly Campos, também cumprimentou as alunas do curso, ressaltando a relevância da qualificação do efetivo feminino. “O Curso Tático Policial Feminino, que iniciamos hoje, é um investimento no crescimento e na capacitação de nossas forças policiais. Através dele, estaremos fortalecendo habilidades e conhecimentos, capacitando-as para enfrentar os desafios do serviço policial de forma ainda mais eficiente…  É uma oportunidade para vocês reafirmarem o compromisso com a segurança pública e com a proteção dos direitos de todos os cidadãos. É uma oportunidade para o aprendizado e o crescimento em equipe, fortalecendo ainda mais a irmandade policial. Nós mulheres da segurança pública precisamos nos unir, nos capacitar e mostrar ao mundo do que somos capazes, e essa missão agora está com vocês, porque juntas seremos uma força irrefreável e insuperável”, discursou Kamilly.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura do curso a delegada geral adjunta da Polícia Civil do Ceará, Teresa Cruz; o coronel comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Wagner Alves Maia; a diretora de planejamento e gestão interna da Perícia Forense do Ceará, Manuela Cândido, e tenente-coronel BM Roberta Monteiro, que a foi a coordenadora da primeira edição do Curso Tático Policial Feminino , dentre outras autoridades.

Curso Tático Policial Feminino – CTAP

O Curso Tático Policial Feminino (CTAP) é uma iniciativa pioneira no Estado do Ceará e foi promovida pela Aesp, pela primeira vez em 2018. Na ocasião, 13 mulheres concluíram com êxito o curso e ficaram conhecidas como as primeiras “Athenas” cearenses. Já a segunda edição aconteceu em 2019, e formou mais 23 mulheres.

Segundo a coordenadora do CTAP III, capitã da Polícia Militar do Ceará, Maria de Freitas, 115 mulheres de diversos estados do Brasil participaram do processo seletivo deste ano para ingresso no curso. “Nunca tivemos tanta procura de profissionais daqui e de outros Estados, essa terceira edição do CTAP realmente teve recorde de inscrição… Quero ressaltar, que esse é o único curso operacional, no Brasil, voltado somente para o público feminino. Vamos dizer que isso é uma porta que se abriu aqui para que essas mulheres tenham a oportunidade de se especializarem e o nosso desejo é que cada vez mais mulheres ocupem esses espaços”, destacou Maria.

Serão quatro semanas de intenso treinamento e contará com instruções de: direitos humanos, educação física, defesa pessoal, atendimento pré-hospitalar, técnicas operacionais policiais, noções de controle de distúrbios civis, direção operacional – on & off road, tiro de combate e sobrevivência policial,  salvamento aquático,  sobrevivência em regiões inóspitas e operações em altura.

As instruções serão ministradas por especialistas na doutrina operacional e contará com profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, das diversas especializadas da Polícia Militar do Ceará, da Casa Militar do Governo do Ceará, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Ceará, da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Companhia de Operações de Divisas (COD), da Polícia Militar do Estado do Tocantins.