Aesp/CE conclui capacitação Teórico-Prático para Investigar os CVLIs
11 de junho de 2024 - 18:33 ##Capacitação Teórico-Prático ##Policiais Civis #Aesp #Curso
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu, nesta terça-feira (11), o Curso de Capacitação Teórico-Prático para Investigar os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A capacitação foi destinada a instruir os profissionais da Polícia Civil do Estado do Ceará sobre métodos eficazes na investigação desse tipo de ocorrência.
Com 52 horas de duração, englobando uma série de conteúdos essenciais, o curso abrangeu aspectos práticos voltados à investigação dos CVLIs; instrução de protocolos adotados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na investigação de crimes violentos letais intencionais, estímulo à aplicação das técnicas de entrevista e interrogatório, entre outros conteúdos relevantes que irão auxiliar os policiais civis no emprego de técnicas eficazes para investigar os Crimes Violentos Letais Intencionais, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade da formação em Segurança Pública e do desempenho profissional e institucional.
O diretor-geral desta Academia, delegado Leonardo Barreto, indicou que esse tipo de capacitação é fundamental para o aperfeiçoamento de quadros ligados aos trabalhos de polícia judiciária e técnico-científicos ligados à elucidação de CVLIs. “É importante ressaltar que os servidores da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará podem – e devem – trabalhar em conjunto, de modo integrado, cada um movendo esforços com o seu talento e com a sua capacidade ao mesmo tempo em que o colega faz o mesmo. E é justamente a junção da investigação policial com os levantamentos periciais que nós temos uma maior rapidez e uma melhor robustez na conclusão de inquéritos”, exemplificou.
Já o médico-perito-legista Lourenço Feitosa, da disciplina de Perícia Microscópica, reiterou as palavras do diretor-geral. “Essa é uma disciplina extremamente importante para o trabalho de polícia judiciária porque representa maior aproximação e integração entre a equipe investigatória e nós, que produzimos provas periciais, assim como os peritos criminais”, resumiu.
A inspetora Renata Carvalho, da Polícia Civil, está lotada no Núcleo de Homicídios da Delegacia Metropolitana de Caucaia e participou do curso. Ela destacou a importância técnica dessa capacitação porque o curso não apenas proporcionou uma experiência direta com o trabalho investigativo, mas também ofereceu orientações sobre técnicas de investigação e uso de sistemas. “Esta experiência tem sido muito enriquecedora, melhorando significativamente a qualidade do meu trabalho e, por extensão, o serviço prestado à sociedade”, afirmou.
O curso foi realizado no formato síncrono, com aulas ao vivo na sede da Aesp/CE e transmissões simultâneas para profissionais nas regiões Norte (Sobral) e Sul (Juazeiro do Norte) do Ceará, contribuindo para a melhoria da qualidade da formação em Segurança Pública e do desempenho profissional e institucional.
Já a escrivã Amanda Oliveira é lotada na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e lecionou no curso. Ela ressaltou a oportunidade de disseminar métodos de investigação entre os agentes de segurança pública. “Essas aulas vão abrir os horizontes dos alunos sobre a inteligência e os sistemas utilizados para investigar e combater os crimes violentos Letais Intencionais aqui no estado do Ceará”, concluiu.
Ao todo, 58 alunos concluíram o curso, sendo 13 de Fortaleza, 24 de Juazeiro do Norte e 21 de Sobral. Essa turma representa um avanço significativo na capacidade investigativa dos participantes, contribuindo para a eficácia das investigações e para a promoção da segurança e justiça no Ceará.