Suspeito de estelionato é preso em flagrante durante Operação Opus em Pacatuba

24 de maio de 2023 - 15:59 # # # # # # # # # #

Com o intuito de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, nesta quarta-feira (24), a segunda edição da operação Opus. A ofensiva, organizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, está sendo realizada em um residencial, localizado no município de Pacatuba – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado, e conta com a atuação de órgãos vinculados à SSPDS. Até o momento, um homem foi capturado em flagrante pelo crime de estelionato, e uma arma de fogo e 13 munições foram apreendidas. As ofensivas policiais seguem na região.

O trabalho ofensivo foi desenvolvido com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS. A Operação Opus tem o objetivo de oferecer uma atuação qualificada na prevenção de crimes.

O coordenador da Copol, Harley Filho, falou sobre a importância do trabalho integrado que também tem o intuito de promover diligências visando identificar pessoas envolvidas em crimes. “Deflagramos essa operação com o intuito de inibir eventuais condutas prejudiciais aos moradores dos referidos conjuntos habitacionais. O nosso objetivo é ocupar esses lugares, por meio das nossas Forças de Segurança, para trazermos tranquilidade à população local. É importante destacar que as ações na região serão permanentes”, pontuou o delegado.

Durante as ações em Pacatuba, José Willamy Moura Silva (28), com passagens por posse ilegal de arma de fogo, associação criminosa, corrupção de menor e receptação; foi capturado em flagrante com diversos cartões de crédito em nome de terceiros e quatro aparelhos celulares. Logo após, o indivíduo foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana de Pacatuba, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado em flagrante pelo crime de estelionato.

No decorrer da operação, um revólver calibre 38 e 13 munições foram encontrados, em um apartamento vazio dentro de uma caixa. O material apreendido foi encaminhado para a Delegacia Metropolitana de Pacatuba, onde será instaurado um inquérito policial para apurar a origem e propriedade do armamento.

Mobilização

Os trabalhos da Opus são conduzidos pela Copol da SSPDS. Estão sendo empregados 86 homens e mulheres da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).