PC-CE e Coin/SSPDS prende advogado condenado por integrar organização criminosa

10 de maio de 2023 - 17:06 # # # # # # #

Uma ação desenvolvida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou na prisão de um advogado, de 33 anos, condenado por integrar organização criminosa. A prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), no bairro Montese, na Área Integrada de Segurança 05 (AIS 05) de Fortaleza.

Júlio César Costa e Silva Barbosa foi condenado a uma pena de oito anos e três meses de reclusão pelos crimes de integrar organização criminosa armada, dano ao patrimônio público, desacato e resistência. Ele foi preso na residência dos pais, no Montese. No momento da abordagem, Júlio César tentou fugir pulando o telhado da residência, porém foi contido. A mãe dele tentou impedir o trabalho policial.

O homem foi conduzido à sede da Draco, onde teve a ordem judicial cumprida. Em seguida, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já foi devidamente comunicada da prisão.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.