SSPDS destaca os serviços de segurança e de apoio aos turistas no Ceará

9 de maio de 2023 - 13:13 # # # # # # # # #

O Ceará é reconhecido como um dos destinos do Brasil mais procurados pelos turistas de todo o mundo, conhecido como “Terra da luz”,  por suas belas praias, espaços públicos e turísticos que acolhem seus visitantes. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Turismo, celebrado no último dia 8 de maio, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) destaca os serviços prestados por suas vinculadas, atentos ao bem-estar e à segurança dos turistas que visitam o nosso Estado.

Por meio da Polícia Militar do Ceará (PMCE), os turistas contam com os serviços do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur); a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) disponibiliza a Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) oferece a todos aqueles que visitam o Estado os seus serviços por meio de profissionais habilitados em prevenção e salvamento.

Policiamento 

O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), da PMCE, conta com destacamentos em toda a orla do Estado, que vai desde Camocim à Icapuí. Já em Fortaleza, além da orla, e na Região Metropolitana há postos de apoio instalados no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, na Avenida Beira Mar, na Praia do Futuro, no Porto das Dunas (Aquiraz) e no Cumbuco (Caucaia).

A 1º tenente do BPTur, Michelly Freitas, explica que o policiamento ostensivo atua em quatro modalidades: rondas a pé, ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e por meio de veículos 4 x 4. “O BPTur tem foco de atuação, principalmente, na orla da Capital, como a Praia de Iracema, avenida Beira Mar e a Praia do Futuro. Os policiais militares também atuam em outras praias do litoral cearense, como Jericoacoara, Camocim, Praia da Baleia, dentre outras. A missão é de prover a segurança, o bem-estar e a proximidade com o turista e a população. Contamos com o policiamento de rondas, de bicicletas, motos e bases fixas”.

Apoio ao turista

A Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur) é a unidade da Polícia Civil responsável pela proteção ao turista e por investigar os crimes em que o turista for a vítima. Caso ele seja vítima de algum crime, deve procurar a delegacia para que a unidade especializada possa agir o mais rápido possível. Em Fortaleza, o turista deve procurar a Deprotur, e em outras regiões do Estado, ele pode procurar a delegacia da região.

Como o turista tem data para retornar para sua cidade, o ideal é que não seja realizado o Boletim de Ocorrência Eletrônico (B.O.E), mas sim que ele se dirija à Deprotur ou à uma delegacia mais próxima, como ressalta o titular da Deprotur, delegado Andrade Júnior: “O turista em nosso Estado deve obter as mesmas medidas tomadas em sua cidade de origem, como: não deixar objetos de valor sobre mesas, optar pela utilização de cartão de crédito ou débito, compartilhar a viagem em casos de uso de aplicativos, procurar casas de câmbio oficiais, reservar pacotes em empresas digitais procurando fechá-los com empresas idôneas. Caso o turista necessite, pode procurar tanto à Deprotur, quanto às delegacias distritais, onde pode ser registrado um Boletim de Ocorrência (BO) e os casos devidamente apurados”, destaca o delegado.

A Deprotur vem atuando no combate aos crimes que têm como alvo os turistas em geral, além de promover operações de combate a furtos em hotéis e pousadas. A delegacia funciona, desde dezembro de 2014, em Fortaleza, na Rua Costa Barros, 1971, no bairro Aldeota.

Caso ocorra algum incidente, a vítima pode registrar seu Boletim de Ocorrência (B.O) também no 2º Distrito Policial (2º DP), unidade plantonista que funciona no mesmo prédio da Deprotur, ou em qualquer unidade da Polícia Civil mais próxima.

 Dicas de prevenção

1. Sempre esteja atento aos seus pertences pessoais, nunca deixando bolsas, carteiras, celulares, tabletes sobre mesas, cadeiras, ou outros locais fora do seu campo de visão.

2. Tenha cuidado ao transportar dinheiro. Leve consigo uma quantidade mínima, só aquilo que for usar, e prefira cartões de crédito ou de débito.

3. Se for pegar um carro de aplicativo ou qualquer outro transporte, tenha uma ideia da rota. Quando fizer uma viagem desse tipo, compartilhe-a com um conhecido, por meio do recurso disponível na ferramenta. Outro cuidado é guardar a placa do veículo e o nome do motorista.

4. É importante também que o estrangeiro troque moedas em casas de câmbio oficiais, nunca na rua.

5. Faça pacote turístico ou reserva de casas ou apartamentos a partir de empresas cadastradas e aptas para exercer a função. Pesquise antes de fechar qualquer negócio.

6. Não caminhe próximo a locais de pouca movimentação e não reaja em caso de assalto.

7. Em viagens em família, é importante que os pais ou responsáveis pela criança não deixem os pequenos afastados.

8. Ao sair, não deixe o copo, com qualquer tipo de bebida, exposto. Sempre leve-o consigo.

Alerta dos bombeiros militares

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) orienta a todos para que aproveitem o litoral com segurança. Há aumento no fluxo de visitantes nas praias, principalmente turistas de outras cidades e que muitas vezes nunca estiveram no mar, ou se estiveram, no entanto, não conhecem as singularidades das praias cearenses. Por causa disso, o CBMCE, por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS), apresenta algumas dicas para prevenção em situações de afogamento.

Em Fortaleza, a Praia do Futuro é muito dinâmica, com um relevo submarino bem diferente, fortes ventos e correntes marítimas variadas. Incidentes na água podem acontecer caso os riscos não sejam mitigados. Para evitar esses casos, tanto em uma das praias mais movimentadas do Ceará, como nas demais em território cearense, os banhistas devem, primeiramente, buscar informações sobre as características da praia com os profissionais guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar ou de outras instituições que estejam na região, como é o caso da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Esses profissionais repassarão as dicas necessárias para uma diversão correta e com responsabilidade, evitando que os banhistas locais e turistas sejam apanhados pelas famosas correntes de retorno, buracos no relevo submarino, acidentes com animais marinhos e outros tipos de ocorrências.

“É importante o banhista procurar nadar em áreas supervisionadas por guarda-vidas, pois os bombeiros militares conhecem as áreas seguras para banho. É importante também seguir as orientações desses profissionais e nunca simular um afogamento, bem como evitar entrar após ingerir com bebida alcóolica, saltar em lugares desconhecidos como plataformas, cachoeiras ou pilares. Em embarcações ou áreas de risco, sempre usar o colete salva-vidas. Já em caso de chuvas com raio, não ficar na água”, explica o subcomandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), major QOA BM Fernando Chailon Rodrigues Fonteles.

Postos guarda-vidas 

O CBMCE conta com 24 postos fixos diariamente, além de 14 postos móveis que são quadriciclos, motos aquáticas e automóveis 4×4.

“O Ceará conta com as mais belas praias do mundo. Mas é preciso procurar um local com guarda-vidas e respeitar a sinalização. Não lutar contra a corrente. Nesse momento, é importante ficar calmo, flutuar e sinalizar. Ao se deparar com uma situação de afogamento, ligar para o número 193. Jogue um material flutuante e aguarde o guarda-vidas chegar para o salvamento”, ressalta o major.

Atenção com as crianças

Na praia, os cuidados devem ser redobrados com os pequenos. Os pais ou responsáveis não podem perdê-los de vista. As correntes de retorno são as principais causadoras de afogamentos no mar. Elas aparecem em locais rasos, são águas mais escuras, com pouca ou nenhuma onda.

É preciso ficar atento aos riscos ligados às crianças brincando no mar sem a supervisão de um adulto. É preciso ter em mente que elas estão expostas a todos os perigos já mencionados, só que potencializados pela baixa estatura e pela pouca maturidade para lidar com os movimentos imprevistos das águas. Por isso, todas as orientações válidas para os adultos se aplicam a elas, com um acréscimo importante: a supervisão de um responsável deve ser permanente e a uma distância máxima de um braço do responsável.

É comum, as ocorrências de crianças perdidas na praia, para tanto, o CBMCE dispõe de pulseirinhas que podem ser requeridas nos postos de guarda-vidas para identificação do pequeno. Ao receber a pulseirinha, o pai ou responsável põe seus dados e contatos para ser utilizado caso a criança se perca.

“É importante estabelecer com elas regras de seguranças. Nos postos do CBMCE, os pais ou responsáveis podem procurar a pulseirinha de identificação para colocar na criança. Lembramos que as boias não são um item de segurança. Em casos de acidentes com água viva é necessário lavar o local com água do mar ou vinagre, além de procurar a unidade de saúde mais próxima”, orienta o major QOA BM Fernando Chailon.