Operação conjunta resulta em 13 mandados cumpridos contra integrantes de grupo criminoso

28 de abril de 2023 - 17:35 # # # # # # # #

Um trabalho integrado realizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia Municipal de Pentecoste, do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte) da PC-CE e da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou, na manhã desta sexta-feira (28), no cumprimento de 13 mandados judiciais – sendo 10 de prisão preventiva e três de busca e apreensão – contra alvos investigados por crimes na Região Norte do Estado. As ofensivas aconteceram na cidade de Pentecoste, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.

Durante as diligências, as equipes policiais localizaram Ian Pinto de Freitas (20), que já possui antecedentes criminais por lesão corporal dolosa, e Antonio Francileudo Saldanha de Sousa (28). Os dois homens estavam sendo investigados pelo envolvimento no crime de associação criminosa na região. Após a localização, os indivíduos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Pentecoste, onde foram cumpridos dois mandados de prisão pelo crime de associação criminosa contra eles.

As equipes policiais cumpriram ainda três mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de aparelhos celulares que serão periciados no intuito de subsidiar novas investigações e identificar outras pessoas envolvidas com crimes na região. Além dos bens recolhidos, também foi efetuado o bloqueio das contas bancárias dos suspeitos.

Outros mandados cumpridos

Ainda durante as ofensivas na região, outros oito mandados de prisão preventivas por associação criminosa foram cumpridos em desfavor de oito suspeitos, que já se encontravam presos cumprindo pena por outros crimes. Os oito alvos da operação possuem antecedentes criminais por contravenção penal, crime de lavagem ou ocultação de bens, tentativa de homicídio, homicídio doloso, crime contra a paz pública, crime contra a fé pública, integrar organização criminosa, extorsão, falsidade ideológica, uso de documento falso, lesão corporal dolosa, direção perigosa, associação criminosa e adulteração de veículo automotor.

Os trabalhos

A operação denominada “Jogo Incerto” foi coordenada por equipes da Delegacia Municipal de Pentecoste, com o apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte) da PC-CE e da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Ainda participaram dos trabalhos equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, e equipes da Delegacias Regionais de Canindé e Itapipoca, e das Delegacias Municipais de Uruburetama e Itapajé. Durante a fase de investigações, a Polícia Civil contou ainda com o apoio do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (85) 3352-2621, o número da Delegacia Municipal de Pentecoste. O sigilo e o anonimato são garantidos.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.