Ação conjunta resulta na prisão em flagrante de chefes de grupo criminoso com armas e munições em Maracanaú

17 de abril de 2023 - 16:08 # # # # # # #

Uma ofensiva coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com informações repassadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), resultou, na quinta-feira (13), na localização e prisão de dois homens, apontados pela Polícia Civil, como chefes de um grupo criminoso, com atuação na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os alvos possuíam mandados de prisão preventiva e foram localizados em Maracanaú – Região pertencente à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Ceará. Armas e munições foram apreendidos em posse dos suspeitos.

Paulo Alexsandro Ferreira Portela (29), o “Sorvete”, com passagens por roubo, e Marciano Alves de Oliveira (34), Vulgo “Marcinho Playnet” foram presos na última quinta-feira (13), em posse de pistolas, munições e celulares. Com base nos levantamentos investigativos, a dupla é apontada como responsável pela tomada de decisões dentro de uma organização criminosa, bem como a venda de drogas, compra e distribuição de armas, além de serem investigados como partícipes de homicídios cometidos na RMF. Em desfavor deles, existiam decisões judiciais em aberto por integrar organização criminosa. No momento do cumprimento destes mandados, os alvos tentaram se evadir do local.

Eles, que estavam escondidos em um imóvel, foram capturados e levados à delegacia especializada. Na unidade, além dos mandados de prisão serem cumpridos, os suspeitos foram autuados em flagrante por posse compartilhada de arma de fogo com numeração suprimida, receptação e resistência. Além da apreensão do armamento, dois carros, uma moto e oito celulares foram apreendidos.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.