Novos integrantes do Observatório dos Crimes por LGBTfobia alinham atribuições

12 de abril de 2023 - 08:36 # # # # # # # # # # # #

A nova composição do Observatório Cearense dos Crimes Correlatos por LGBTQIAPNfobias realizou a 1ª reunião de alinhamento do grupo. O encontro aconteceu no último dia 5 de março, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), sob o comando do novo presidente, o secretário executivo da SSPDS, Sérgio Pereira.

“A nossa ideia aqui é analisar profundamente todas as situações de violência contra as pessoas LGBTQIA+. Com isso, vamos alinhar informações, identificar as vulnerabilidades e contextos, sugerindo medidas”, explicou o secretário executivo.

Durante a reunião, além de discutir as atribuições de cada integrante, foi discutida a portaria da SSPDS, que estabelece novas práticas de atendimento humanizado para mulheres e LGBTQIA+ em situação de violência e o alinhamento da periodicidade dos encontros do Observatório.

Também participaram do encontro: a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Asmenha Furtado; a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), delegada Janaína Silveira Braga; 1ª tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Bruna Nobre; médica perita legista da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ana Leopoldina Nogueira Rocha; representante da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), major PMCE Pâmela Costa Landim; e o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Matheus Osterno Leitão. Ao lado dos integrantes, ainda estiveram na reunião, a ex-presidente do Observatório, delegada da PC-CE, Socorro Portela; e o diretor de Pesquisa e Avaliação (Dipas/Supesp), Franklin Torres.