PC-CE deflagra operação e cumpre 21 mandados de prisão em Fortaleza e em Russas

23 de março de 2023 - 16:16 # # # # # # #

Os alvos são investigados por envolvimento em organização criminosa, tráfico de drogas e homicídios

Com 62 decisões judiciais em mãos, sendo 30 de prisão preventiva e 32 de busca e apreensão, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas na manhã desta quinta-feira (23), a operação “Bellum Torpens”, que visa prender homens e mulheres integrantes de um grupo que atua no baixo Jaguaribe e em Fortaleza. Os mandados foram cumpridos nos bairros Edson Queiroz, Passaré e Jangurussu, em Fortaleza, e no município de Russas. No total, 21 mandados de prisão foram cumpridos, resultando nas capturas de 16 pessoas pelos investigadores e no cumprimento de cinco mandados em desfavor de alvos que já se encontram recolhidos em unidades penitenciárias. Arma, drogas e munições também foram apreendidas.

A operação “Bellum Torpens”, que tem o significado de guerra contra entorpecentes, em latim, teve início em 2021, com o objetivo investigar indivíduos integrantes de grupos criminosos que atuam com o tráfico de drogas e homicídios em bairros de Fortaleza e no baixo do Jaguaribe, em Russas. Com 34 equipes, totalizando 120 policiais civis atuando na operação, 16 indivíduos foram localizados e presos – sendo 11 em Russas e cinco em Fortaleza. Outros cinco mandados foram cumpridos em desfavor de alvos que já se encontram recolhidos em unidades penitenciárias.

Durante as ações, policiais civis localizaram uma arma, munições e drogas com indivíduos que possuíam mandados de prisão em aberto. Além dos mandados cumpridos em desfavor deles, eles foram autuados em flagrantes por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Todos os alvos capturados foram conduzidos para unidades policiais, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Agora, eles permanecem à disposição da Justiça. A ofensiva é coordenada pela Delegacia Regional de Russas, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPI-Sul).

Outras prisões

Com essa operação, sobe para 53 alvos capturados durante ações realizadas pela Polícia Civil na região Sul do Estado. Dando continuidades às investigações, a Força de Segurança do Ceará localizou e prendeu, nessa última terça-feira (21) mais sete alvos envolvidos em crimes registrados no Vale do Jaguaribe. Os suspeitos foram capturados nos municípios de Juazeiro do Norte, Horizonte, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, no Ceará; e em Minas Gerais.

A primeira fase dessa força-tarefa ocorreu na última quinta e sexta-feira (16 e 17), quando a PC-CE, com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil de Minas Gerais, retirou de circulação dez pessoas investigadas por serem partícipes em crimes de homicídios, extorsões e tráfico de drogas, registrados no município de São João do Jaguaribe e em cidades vizinhas.

Já na última segunda-feira (20), uma ação coordenada pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), resultou na captura de 15 pessoas integrantes de um grupo criminoso que atuava em vários municípios do interior do Sul do Estado. De acordo com os levantamentos policiais, o grupo era subordinado a uma organização criminosa oriunda de São Paulo, e praticavam crimes de tráfico de drogas e homicídios na região Sul do Ceará. As investigações policiais seguem em andamento com a finalidade de localizar e prender outros indivíduos envolvidos em crimes na região Sul do Estado.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.