PC-CE deflagra operação e prende alvos envolvidos com organização criminosa

21 de março de 2023 - 16:23 # # # # #

Até o momento, 15 pessoas foram capturadas; entre os alvos, está um homem de 24 anos, preso em ação conjunta em Minas Gerais

Com 36 decisões judiciais em mãos, sendo elas 20 de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas na manhã desta terça-feira (21), a “Operação Coluna Sul”, que visa prender homens e mulheres integrantes de um grupo criminoso, que atua em vários municípios da Região Sul do Estado. Com apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os mandados foram cumpridos nos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Tauá, Milagres, Mombaça, Boa Viagem, Independência, Acopiara e em Fortaleza. Até o momento, 15 pessoas foram capturadas pelos investigadores. Drogas, celulares e dinheiro também foram apreendidos durante a ofensiva.

Com investigações iniciadas há cerca de um ano, os policiais civis da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD), iniciaram uma série de oitivas e diligências, com foco em desarticular uma organização criminosa, atuante em vários municípios do interior Sul do Estado, mas que são subordinados a uma organização criminosa oriunda de São Paulo. Após identificar os partícipes deste grupo, que atuam com a comercialização do tráfico de drogas, bem como cometimentos de homicídios, registrados nos últimos anos na região, os policiais civis solicitaram mandados de prisão preventiva, bem como de busca e apreensão, para dar continuidade às investigações.

Prisões

Hoje, com os mandados em mãos e com apoio das equipes do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul), do Departamento de Inteligência (DIP) e do Departamento Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte), os policiais cumpriram 15 mandados. Deste, cinco se encontravam em unidades prisionais. Dez foram presos em imóveis situados em municípios como Juazeiro do Norte, Mombaça, Tauá, Milagres e no estado de Minas Gerais. Todos os mandados são por integrar organização criminosa. Ainda no cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão, um homem de 31 anos, que já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi flagrado em posse de drogas, dinheiro, balança de precisão e anotações com a movimentação sobre a venda de drogas. O homem foi capturado em Juazeiro do Norte.

Já em Mombaça, um homem de 28 anos, que possui antecedentes criminais por crime ambiental, e que também é alvo das decisões judiciais, estava em posse de entorpecentes, dois celulares, bem como uma planta de maconha. O homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e colocado à disposição da Justiça. Um mandado de prisão por integrar organização criminosa, também foi cumprido em seu desfavor.

Prisão em Minas Gerais

Em Minas Gerais, um homem de 24 anos, identificado como Cícero Januário dos Santos, e que é alvo das investigações no município de Milagres, no Ceará, foi capturado pela Polícia Civil de Minas Gerais, após troca de informações com a Polícia Civil do Ceará. Contra ele, existia um mandado de prisão preventiva por integrar organização criminosa. Ele, que se encontrava foragido, foi preso na localidade de Araguari/MG. Agora, todas as tratativas estão sendo realizadas para recambiar o suspeito para o Ceará.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3102-1116, o número da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

Denúncias também podem ser repassadas para o número (88) 2157-8021, que é o WhatsApp do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) do Cariri, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem de áudio, de texto ou vídeo, ou para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp.