Ações das Forças de Segurança do CE resultam em dez presos por crimes no Vale do Jaguaribe

20 de março de 2023 - 13:15 # # # # #

Os alvos são investigados por crimes de homicídios, extorsões e tráfico de drogas; as prisões aconteceram no Ceará e em Minas Gerais

Uma força-tarefa da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil de Minas Gerais, resultou na captura de dez alvos investigados por serem partícipes em crimes de homicídios, extorsões e tráfico de drogas, registrados no município de São João do Jaguaribe e em cidades vizinhas – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Ceará.

As ofensivas policiais ocorreram nessa quinta e sexta-feira (16 e 17), em Fortaleza e nos municípios de Caucaia e São João do Jaguaribe, no Ceará; e na cidade de Mário Campos, no estado de Minas Gerais. No total, 15 mandados de busca e apreensão e dez de prisão preventiva foram cumpridos. Nas ações, quatro armas de fogo – três revólveres e uma pistola – foram apreendidas. Os detalhes dessa operação foram divulgados em coletiva de imprensa, na sede da Superintendência da Polícia Civil, nesta segunda-feira (20).

Com o objetivo desarticular um bando criminoso e de combater a criminalidade registrada no Vale do Jaguaribe/CE, as Forças de Segurança do Ceará e de Minas Gerais capturaram pessoas envolvidas diretamente e indiretamente, seja prestando auxílio material ou moral, na execução de crimes registrados naquela região. Dos alvos capturados, seis pertencem à mesma família. Todos os suspeitos estavam com mandados de prisão preventiva em aberto.

Conforme levantamentos policiais, mãe, pai, filhas, neta, genro, ex-nora e amigos, praticavam crimes de homicídios no São João do Jaguaribe, juntamente com o suspeito, Felício das Chagas, de 62 anos. Os capturados foram conduzidos para uma unidade policial, onde as ordens judiciais foram cumpridas. Nas ações, quatro armas de fogo – três revólveres e uma pistola – foram apreendidas. Além de Felício das Chagas, foram capturados Maria das Graças de Oliveira Cazuza (57); Francisco Leite Cazuza (59); Girlene Cazuza de Oliveira (37), Girleide Cazuza de Oliveira (35), Fátima Iara Oliveira Silva (19), José Luciano Moura da Silva (39), conhecido como “Zé”, Deividy Isaquiel Aquino Mendes (27), conhecido como “Benezinho”; Francisco Glaudeci da Silva (44), conhecido como “Garcia” e Najara Martins Beserra, de 29 anos.

Agora, os suspeitos permanecem à disposição da Justiça. A PC-CE segue com as investigações com a finalidade de capturar outros suspeitos envolvidos nas ações criminosas.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.