PC-CE cumpre mandado de prisão contra suspeito por descumprimento de medidas protetivas

9 de março de 2023 - 14:11 # # # #

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nessa quarta-feira (8), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) lançou uma campanha de combate à violência contra a mulher com a “Operação Átria”. As ofensivas policiais seguem cumprindo mandados de prisão em desfavor de agressores de mulheres. Dando continuidade aos trabalhos policiais da operação, que culminou em mais uma prisão nessa terça-feira (7).

Um homem de 55 anos, que já responde pelos crimes de lesão corporal dolosa e ameaça, foi capturado por equipes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Iguatu com apoio da Delegacia Metropolitana de São Gonçalo do Amarante, sendo localizado pelos policiais civis na praia da Taíba, no município de São Gonçalo do Amarante – Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado.

O suspeito estaria ameaçando de morte a ex-companheira, uma mulher de 45 anos. O indivíduo, mesmo impedido de entrar em contato com a vítima por força de medidas protetivas de urgência, encaminhava mensagens, áudios e vídeos com conteúdo intimidador.

Diante disso, um mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal de Iguatu pelo descumprimento de medidas protetivas de urgência foi cumprido em desfavor do homem. Ele foi localizado pelos policiais civis em uma residência da cidade. Após ser preso, o suspeito foi encaminhado para uma unidade prisional, onde se encontra à disposição da Justiça.

Operação Átria

Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher, retirando da condição de vítima e a pondo em evidência.

A operação é realizada pelas Polícias Civis de todos os estados e do Distrito Federal, sob coordenação Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Além do combate à violência contra a mulher, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, a operação também promove ações educativas, como palestras, orientações e cursos.

As ofensivas policiais seguem na busca de suspeitos e foragidos da Justiça pela prática de crimes de feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e outras tipificações.

Denúncias 

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (88) 98879-7778, o WhatsApp da Delegacia Municipal de Morada Nova. As denúncias podem ser feitas ainda para o 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.