Polícia Civil recupera mais de R$ 2,5 milhões em material furtado de empresa de energia

1 de março de 2023 - 16:06 # # # # #

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), realizada nessa terça-feira (28), resultou na prisão de dois homens e na recuperação de mais de R$ 2,5 milhões em material furtado – transmissores de energia e cabos de cobre – de uma empresa de energia. Ainda durante a operação, denominada “Alta Tensão I”, foram apreendidas quatro armas de fogo, rádios comunicadores, material utilizado para subtração de equipamentos de energia, duas Hilux e um quadriciclo. A ofensiva policial ocorreu em Fortaleza e Caucaia. Detalhes do trabalho policial foram divulgados em coletiva de imprensa realizada, na manhã de hoje (01), no Complexo de Delegacias Especializadas (Code) da PC-CE.

A operação é resultado de uma investigação desenvolvida pela especializada há cinco meses. Os policiais civis apuravam ocorrências de furtos de transformadores e fios de cobre que ocorriam principalmente na região Norte do Estado, principalmente em Sobral. Diante das diligências, os policiais identificaram o local onde o material era mantido: um galpão em Fortaleza, no bairro Barroso. De posse das informações, os policiais solicitaram mandados de busca e apreensão nas residências e no depósito dos suspeitos. Com as decisões judiciais em mãos, os policiais da DRF realizaram campana e flagraram o exato momento em que um dos homens, chegou em um veículo no depósito. No carro, estava um transformador de energia. Ao ser abordado, o suspeito teve ciência do cumprimento das ordens judiciais.

Enquanto os policiais civis cumpriam o mandado no depósito, outra equipe se dirigiu para a residência de outro alvo, onde um mandado de busca e apreensão foi cumprido. Durante as diligências, os policiais civis localizaram diversos produtos oriundos de furtos da empresa de energia, como bobinas com fios de cobre, transformadores de energia e outros equipamentos, ainda encaixotados e com identificação da empresa de energia. Também foram apreendidas quatro armas – sendo três pistolas e um revólver -, munições e seis rádios comunicadores.

Diante do flagrante, os alvos da investigação, identificados como Fernando Kaio de Matos Brito (32), com antecedentes criminais por receptação, e Francisco José Rodrigues de Sousa (54), com passagens por porte ilegal de arma de fogo, foram presos em flagrante. Ainda conforme as investigações, Francisco José é apontado como um dos principais receptadores dos transformadores. Os homens foram conduzidos à DRF, onde foram autuados por furto, receptação qualificada, associação criminosa e posse irregular de arma de fogo. As investigações permanecem com foco em identificar os demais partícipes do esquema criminoso.

Denúncias

A Polícia Civil do Ceará mantém os trabalhos sobre a atuação criminosa do grupo no intuito de apurar as participações de outras pessoas. A DRF disponibiliza um número para denúncias para onde podem ser repassadas informações que ajudem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas para o número (85) 3101-1141.

As denúncias também podem ser encaminhadas também para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.