Operação Focus realiza diligências e coíbe crimes em Maracanaú e Maranguape

27 de janeiro de 2023 - 19:21 # # # # # # # #

Pontos estratégicos de Maracanaú e Maranguape, nas Áreas Integradas de Segurança 12 e 24 (AIS 12 e 24) do Estado, receberam, nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), a 5ª e 6ª edições da Operação Focus, respectivamente. As ofensivas foram deflagradas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e têm como objetivo a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs).

“A Operação Focus tem por escopo atuar nos bairros de maior conflito em Fortaleza e na Região Metropolitana, tendo como base estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS”, justifica o coordenador de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho. “São realizados cumprimentos de mandados de prisões, checagens de endereços de suspeitos, divulgação de panfletos do Disque-Denúncia e, principalmente, abordagens a veículos e pessoas em atitudes suspeitas”.

Em Maracanaú, as equipes policiais concentraram-se nos bairros Pajuçara, Boa Esperança, Centro, Coqueiral, Piratininga, Antônio Justa, Colônia e Alto da Mangueira. As Forças de Segurança atuaram a partir de saturações, abordagens às pessoas e veículos em atitudes suspeitas. As equipes também fiscalizaram estabelecimentos comerciais para verificar possíveis irregularidades. Além das forças de segurança, o Detran e a Prefeitura de Maracanaú também estiveram envolvidas na deflagração dessa operação.

Maranguape

Já em Maranguape, 124 profissionais das Forças de Segurança atuaram na ofensiva nos bairros Outra Banda, Novo Maranguape I e II e Coité. Na ocasião, 348 veículos foram fiscalizados por equipes do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran), resultando em seis apreensões e 62 autuações; e 172 pessoas foram abordadas por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da PMCE, sendo que 55 destas respondem a algum procedimento.

Além disso, 14 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), ocorrendo um total de duas notificações.