Mulher suspeita de integrar grupo criminoso é presa pela Polícia Civil na Capital

25 de janeiro de 2023 - 12:45 # # # # # #

Uma mulher de 23 anos suspeita de integrar uma organização criminosa foi presa, nessa terça-feira (24), em um desdobramento de uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Narcóticos (Denarc). A captura ocorreu no bairro Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Após os trabalhos serem iniciados, equipes da Denac com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP) e do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) da Polícia Civil, cumpriram um mandado de prisão preventiva em desfavor da mulher.

As diligências foram realizadas após as equipes obterem informações sobre a localização da suspeita, identificada como Natália Morais de Medeiros (23). Após as buscas, Natália foi localizada e presa em uma via pública da Grande Messejana. Contra ela, um mandado de prisão preventiva pelo crime de integrar organização criminosa foi cumprido.

De acordo com as investigações, a suspeita atuava em colaboração com Renan Lemos dos Santos (29), conhecido como “Galo Cego”, um dos integrantes do grupo que também já havia sido preso. A investigação teve início com a prisão dele ocorrida em 24 de maio de 2022. A prisão de Renan foi realizada pela PC-CE, com o apoio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), e ocorreu em Jaboatão dos Guararapes/PE, por ser suspeito de negociar uma tonelada de drogas com um cartel da Colômbia. De acordo com as apurações, os entorpecentes seriam enviados ao Ceará. As investigações em torno do alvo foram conduzidas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PC-CE.

Renan já era investigado pela Draco/PC-CE desde meados de 2020. Ele é apontado como um dos principais fornecedores de drogas para a região da Grande Messejana. Ainda conforme as investigações, ficou constatado que o alvo viajou por duas vezes para a Colômbia, no ano passado, para negociar uma tonelada de drogas que seria enviada ao Ceará. Com o aprofundamento das investigações, a PC-CE descobriu que o alvo fugiu para o estado vizinho a fim de se esconder das autoridades cearenses.

Agora, as diligências continuam pela Denarc com foco em prender outros partícipes no esquema criminoso.

Denúncias

A Denarc conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenha conhecimento acerca do tráfico de drogas no Ceará. As informações podem ser repassadas pelo número da Denarc: (85) 3472-1560, que é WhatsApp, por onde podem ser enviadas mensagens de texto, áudio, além de imagens e vídeos.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS-CE, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.