Com o objetivo de coibir crimes, SSPDS realiza Operação Focus em bairros da Capital e RMF

23 de janeiro de 2023 - 09:54 # # # # # # # # # #

Pontos estratégicos de bairros de Fortaleza e da Região Metropolitana receberam, na noite desse sábado (21), a Operação Focus. O objetivo do trabalho simultâneo nas regiões foi coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs). A ofensiva foi deflagrada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e contou com as Forças de Segurança e órgãos parceiros.

Em Fortaleza, os trabalhos policiais concentraram-se nos bairros Prefeito José Walter, Planalto Ayrton Senna e Aracapé, pertencentes à Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9). Na ocasião, saturações e abordagens à pessoas em atitudes suspeitas e veículos foram realizadas. As equipes também fiscalizaram estabelecimentos comerciais para verificar possíveis irregularidades.

Região Metropolitana

Já na RMF, a cidade de Guaiúba (AIS 24) recebeu reforço policial para coibir crimes no município. As ações foram desenvolvidas com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

A operação na cidade passou pelos bairros Água Verde, Alto Santo Antônio, Baú, Centro, Dourado, Itacima, Pinheiro e Santo Antônio. Durante as saturações, dois homens, suspeitos de receptação e contravenção penal, foram detidos e conduzidos para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde assinaram um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO).

Uma motocicleta com registro de furto também foi apreendida. Ainda nessa investida, foram feitas 220 abordagens a pessoas, 102 veículos foram vistoriados, e três estabelecimentos comerciais foram fiscalizados.

Mobilização

Os trabalhos da Focus foram conduzidos pela Copol da SSPDS. Foram empregados homens e mulheres do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além de policiais civis da Delegacia Metropolitana de Maracanaú e Guaiúba da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Na ação, também foram utilizadas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Coordenadoria de Inteligência (Coin), ambas da SSPDS e do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran/CE).

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.