6.317 armas de fogo foram apreendidas pelas Forças de Segurança do Ceará em 2022

13 de janeiro de 2023 - 09:20 # # # # # #

Em todo o ano de 2022, as Forças de Segurança do Ceará recolheram 6.317 armas de fogo em todo o Estado. Comparando com 2021, quando 6.080 armas foram apreendidas, houve crescimento de 3,90% no número de apreensões em ações realizadas pelas Polícias Civil e Militar. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Ao longo do último ano, ações importantes culminaram no aumento de apreensões. Em fevereiro de 2022, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) recolheu 14 armas de fogo, entre elas, uma pistola israelense e uma austríaca. O material foi encontrado em uma pocilga e em outras partes de uma fazenda, na cidade de Itapipoca – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Ceará. Além das armas, cerca de 92 quilos de maconha foram apreendidos e seis pessoas foram capturadas.

Já em abril do mesmo ano, uma ofensiva da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na apreensão de um arsenal que estava escondido na casa de um médico alvo de mandado, na cidade do Crato (AIS 19). O material bélico, que não possuía registro, foi encontrado dentro do quarto do suspeito. Foram apreendidos: dois revólveres calibre 38, quatro espingardas – sendo duas cal. 22, uma cal. 38 e uma cal. 44 -, além de 234 munições de calibres variados e um silenciador.

Oito anos

A retirada das armas faz parte da estratégia das forças vinculadas à SSPDS-CE para desarticular grupos criminosos e, por consequência, manter a redução dos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Entre 2015 e 2022, 49.918 armas foram apreendidas. O resultado do ano passado foi o 3º melhor no período mencionado pelos dados extraídos pela Geesp da Supesp. Já os anos de 2018 e 2017 ocuparam o 1º e 2º lugar, com 7.171 e 6.969 armas apreendidas, respectivamente.