Dia do Delegado de Polícia: a importância dos garantidores da legalidade e da Justiça

3 de dezembro de 2022 - 13:54 # # # #

Neste dia 3 de dezembro é comemorado o Dia do Delegado de Polícia. Baseado na data comemorativa, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) parabeniza a todos os delegados e delegadas que compõem o quadro de servidores da instituição. Mas e você sabe o que faz um delegado de Polícia? Se não, a delegada da PC-CE, Pollyana Torres, atualmente lotada no Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Metropolitana de Caucaia, vai explicar sobre a profissão e suas atribuições.

Delegada há quatro anos, Pollyana conta com orgulho sobre sua atuação como profissional. Ela explica que a profissão é o primeiro garantidor da legalidade e da Justiça. É quem protege as vítimas e garante aos investigados e a todos os cidadãos os seus direitos fundamentais. “O delegado tem o papel fundamental de investigar e coordenar uma investigação criminal, bem como, de reprimir a criminalidade e trabalhar na resolução de delitos”, fala. Além de ser gestora da Polícia Judiciária, ela destaca que um delegado administra as delegacias e coordena as atividades dos inspetores e escrivães.

Pollyana diz que, mesmo antes de ser delegada, sempre se imaginou trabalhando nas investigações de homicídios e na elucidação do crime. “Atualmente trabalho com esse tipo de crime e me sinto muito satisfeita e realizada quando conseguimos elucidar e prender os criminosos, tendo um resultado positivo, dando uma resposta para os familiares da vítima e para a população, mostrando que o trabalho está sendo feito e que criminosos estão sendo tirados de circulação da sociedade”, discorre.

Com detalhes, a delegada fala que além de presidir um Inquérito Policial, a profissão de delegado pode representar, junto ao Poder Judiciário, por medidas cautelares, como as de prisões e de busca e apreensão. Ela discorre ainda que, como delegada, planeja operações e executa prisões e cumprimento de mandados de ordens judiciais, juntamente com inspetores e escrivães.

Com satisfação e realização de ter alcançado o objetivo de atuar onde sempre desejou, a delegada Pollyana compartilha a emoção de sua atuação. “Para mim, ser delegada significa ter a oportunidade de trabalhar em uma atividade instigante, muitas vezes exaustiva e com alto grau de responsabilidade, mas que me possibilita fazer a diferença para combater a criminalidade e dar um conforto e resultado positivo para as vítimas de crimes e seus familiares”, finaliza.

O que precisa para se tornar um delegado de Polícia?

É preciso ter formação em Direito e ser aprovado em um concurso público. Além disso, a carreira requer preparo intelectual, formação e planejamento operacional e ações de inteligência. Todo o preparo é para desempenhar um papel de grande importância na sociedade, que é de combater a criminalidade.