PC-CE participa de capacitação para prevenir a intolerância religiosa, racial e de gênero

10 de novembro de 2022 - 15:11 # # # # # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, entre os dias 7 e 9 de novembro, o primeiro Curso de Capacitação para Prevenção à Intolerância Religiosa, Racial, de Gênero e de Orientação Sexual para delegados, inspetores e escrivães da Polícia Civil do Estado do Ceará.

As aulas aconteceram de forma remota, pela plataforma Google Meet, e foram ministradas pela delegada Flávia Fonseca e pelo inspetor Renan Spindola, ambos do Departamento de Polícia Judiciária de Proteção aos Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). A iniciativa também teve a participação da delegada Ângela Maria dos Santos, que é chefe da Delegacia de Repressão aos Crimes de Discriminação do Distrito Federal.

De acordo com o Plano de Ação Educacional, o curso visa capacitar o profissional para o adequado atendimento às ocorrências nas quais intolerância religiosa, racial, de gênero e orientação sexual é o fato causador, além de repassar os mecanismos legais e as ferramentas institucionais de combate para estes tipos de crimes provocados pelo ódio e pela intolerância.

“Essa capacitação demonstra como é que o policial deve agir, não só na investigação, mas também no seu comportamento, evitando preconceitos, evitando falas, que não venham a condizer com o respeito e a dignidade da pessoa humana. Então, iniciativas desse quilate são absolutamente importantes não só para o desiderato das investigações, mas também como deve ser a identificação das pessoas, a forma e procedimento como deve se comportar os policiais, fortalecendo o trabalho da Polícia Civil do Estado do Ceará perante toda a sociedade”, pontuou o orientador da Célula de Ensino Civil e Integrado (Ceci), delegado Demóstenes Cartaxo.

Temas como a Visão Geral da Sociedade Atual e Instituições de Defesa aos Direitos da População LGBTQIAPN+; Crime de Homotransfobia Equiparado ao Crime de Racismo; Racismo Estrutural e Racismo Recreativo; Racismo Religioso e Discurso de Ódio; Manual Antirracista e Ação das Instituições Públicas integram a matriz curricular da capacitação.

Atendimento Especializado

A Polícia Civil do Ceará possui um departamento voltado exclusivamente para o atendimento de vítimas mais vulneráveis. São vinculadas ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis: as Delegacias de Defesa da Mulher (DDM), a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), a Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD) e a Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre).