Exposição Mundo SSPDS comemora trajetória com apresentações, honraria e simulações

24 de maio de 2022 - 15:55 # # #

As comemorações de aniversário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), pelos seus 25 anos de serviços prestados aos cearenses, contou uma feira especial, a Exposição Mundo SSPDS, evento que aconteceu nesta sexta-feira (20), com uma ampla programação voltada para os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó e de escolas do entorno do prédio da Secretaria, além de representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs) da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza.

“É uma data muito importante que marca um quarto de século de todo um esforço daqueles que estão nas Forças de Segurança, e daqueles que passaram pela Segurança Pública do Estado nesses 25 anos de história. É importante destacar que esse é o último grande evento na sede atual da SSPDS. Teremos um novo capítulo, com o comando da Segurança Pública para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), o maior investimento do Governo do Ceará na área da Segurança. As comemorações não terminam hoje, mas seguirão até o dia 31 de maio com a arrecadação de alimentos para a Campanha AlimentAção como realizamos no ano passado para famílias em regiões com maior vulnerabilidade. E essa ação tem esse olhar social e estratégia de aproximação com a comunidade para os alimentos arrecadados serem distribuídos para quem mais precisa”, ressaltou o secretário da Segurança Pública do Ceará, Sandro Caron.

Na abertura da exposição, os finalistas da 1ª Copa Futseg  foram agraciados com medalhas e troféu de 1º, 2º e 3º lugares da competição de futebol masculino de salão que aconteceu nos dias 16 e 17, na quadra de esporte da SSPDS. O time da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, terceiro lugar da competição, recebeu a medalha de bronze, o time da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em segundo lugar na competição com a medalhas de prata, e troféu e medalhas de ouro para a Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol).

Todos os setores da pasta e de suas vinculadas se integraram para promover uma festa que acolhesse o público e mostrasse o papel da Segurança Pública na vida dos cearenses. As homenagens pelo aniversário da SSPDS partiram dos próprios profissionais. O servidor público Luciano Freire, coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), disse que os colaboradores do seu setor se engajaram para uma apresentação durante a exposição. A banda da Cotic trouxe muito rock, jazz e blues.

“Todos nos engajamos nesse evento para proporcionar uma festa bonita. Neste dia especial celebramos os 25 anos da Secretaria com uma apresentação para o público e nossos colegas de trabalho”, ressaltou o coordenador da Cotic, Luciano Freire.

Aulão da Melhor Idade

A programação deu continuidade com um Aulão para a Melhor Idade, ministrado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O aulão tem objetivo de levar alegria à população por meio do Programa Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS), que auxilia na prática de atividades físicas (de baixo impacto) para pessoas da melhor idade.

Exposição Mundo SSPDS

A Exposição Mundo SSPDS marcou as comemorações da pasta e contou com suas instituições vinculadas em 12 estandes que vão desde uma linha do tempo que conta a história da Secretaria até as apresentações das assessorias e coordenadorias da SSPDS, bem como das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Forense, da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp). O momento foi especial a todos, em razão de ser o último na atual sede no bairro São Gerardo, até a mudança para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no Aeroporto.

A feira teve início às 9 horas, quando servidores e colaboradores foram os primeiros a visitar a exposição, montada na quadra da SSPDS. Os alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó, do 3º Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima e de escolas do entorno do prédio da Secretaria, além de representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs), conheceram de perto a história e o trabalho desenvolvido pela Segurança Pública do Ceará.

“Neste evento conhecemos a história da Secretaria e o trabalho realizado pelos profissionais da SSPDS para a população cearense. A SSPDS é parceira nas ações que realizamos no nosso municípios, além de ser elo de aproximação com o cidadão”, destacou o presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) de Uruburetama, Antônio Feitosa Gama.

Um dos estandes mais visitados foi a linha do tempo da SSPDS, que contou a história da pasta desde a sua criação em 1997 até os tempos atuais, com fotos e textos que narram cada passo dado pela pasta. Também estavam entre os expositores a Assessoria de Comunicação, as coordenadorias de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Nessas três citadas, as pessoas conheceram as tecnologias utilizadas pela segurança pública do Ceará, bem como sobre o trabalho realizado pelas aeronaves da Ciopaer/SSPDS e seus profissionais. Outro setor da SSPDS, que teve seu trabalho apresentado, foi a Coordenadoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep), responsável por gerir servidores e colabores que integram a pasta. O estande Disque-Denúncia/Ouvidora, que são canais que estreitam a relação entre pasta e população, também se fez presente.

 

“Fiquei muito surpresa com a feira. O que despertou mais minha curiosidade foram as exposições dos veículos da PC-CE, da PMCE e do CBMCE. Visitei todos os estandes e conheci o trabalho da Secretaria e fomos muito bem recebidos por todos os profissionais. Essa feira despertou ainda mais o meu sonho de atuar na Segurança Pública”, disse Karoline Bezerra, aluna do terceiro ano do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó.

Apresentação das bandas militares

Utilizando a arte como instrumento de conscientização e promovendo a prevenção à violência e à criminalidade e ao uso de drogas, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) possui um grupo musical que se apresentou na tarde desta sexta-feira. Além da apresentação artística realizada pelos PMs, o evento também contou com as participações de bandas da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Apresentação de canis 

A feira encantou os alunos das escolas militares com as apresentações dos canis. Afinal, nem só de heróis humanos são formadas as Forças de Seguranças do Ceará. A SSPDS também conta com o apoio de cães que inegavelmente trazem uma graça aos trabalhos. Mesmo com toda essa fofura, os bichinhos são muito comprometidos com o serviço e ajudam a solucionar crimes, resgatar pessoas e a encontrar materiais ilícitos. Durante a Exposição Mundo SSPDS, a PMCE, o CBMCE e a Polícia Civil exibiram um pouco das habilidades dos animais com apresentações durante a exposição.

Simulação de resgate nas alturas com tirolesa

Durante o evento, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram uma simulação de resgate nas alturas com o apoio de uma tirolesa. A ação foi registrada na sede da instituição. Olhares curiosos acompanharam todo o procedimento. O intuito da ação foi demonstrar ao público formas de resgate ágeis e confortáveis para os socorridos em alturas. A simulação contou com apoio de bombeiros treinados e aptos para este tipo de trabalho. A amarração da tirolesa foi do chão até a primeira mureta da caixa d’água, situada nas dependências da pasta (cerca 12 metros de altura). A simulação aconteceu às 11 horas da manhã, iniciando a descida da caixa d’água até o chão. A pessoa que simulou a vítima foi colocada junto a um oficial, em uma corda de resgate apropriada para imobilizar o corpo.

Simulação de local de crime e exposição de viaturas

Um dos momentos mais aguardados pelos visitantes envolveu equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Polícia Civil com a atuação de peritos e policiais civis em uma simulação de perícia em local de crime. A ação ocorreu em um veículo Porsche Carrera, que foi apreendido pela Polícia Civil.

Medalha General Assis Bezerra

A programação do dia culmina com a solenidade de entrega da Medalha “General Assis Bezerra”. A honraria será entregue a partir das 17 horas. A cerimônia contará com a entrega de dez medalhas, além de 40 Certificados de Relevantes Serviços Prestados aos profissionais, entre servidores e colaboradores, do Sistema de Segurança que se destacaram no exercício de suas funções durante o último ano.

Campanha AlimentAÇÃO

A programação do mês de aniversário encerra com a entrega de alimentos da 3ª edição da “Campanha AlimentAÇÃO”, que irá até 31 de maio. A iniciativa da pasta tem como objetivo arrecadar insumos que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade social da Capital.

Como participar?

Para colaborar, os participantes podem doar alimentos não-perecíveis, como; 1 kg de arroz; 1 kg de açúcar, 1 kg de feijão; 1 kg de farinha ou dois pacotes de macarrão. O recebimento dos insumos acontece até o dia 31 de maio e conta com a participação de servidores e colaboradores da Secretaria da Segurança e de seus órgãos vinculados. A campanha também será aberta ao público.

O local de recebimento dos alimentos é na sede da SSPDS, localizada na Av. Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo, em Fortaleza. Os interessados em participar devem entregar suas doações na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) das 8 às 17 horas. Para mais informações, ligar para o telefone (85) 98406.9727 ou encaminhar um e-mail para cedep@sspds.ce.gov.br.