Aesp faz treinamento de Condução Veicular Operacional aos aprovados no concurso da PC-CE

24 de maio de 2022 - 16:58 # #

Para que os futuros inspetores e escrivães da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) possam conduzir as viaturas operacionais no desenvolvimento de suas atividades policiais com segurança e agilidade, eles recebem treinamento de Condução Veicular Operacional na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A disciplina foi incluída recentemente na matriz curricular dos cursos de formação da Polícia Civil.

A iniciativa conta com 8 horas de instrução teórica, em sala de aula, e 10 horas de treinamento prático, que acontecem no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no município de Eusébio. A supervisão fica a cargo da coordenação da Célula de Práticas Educacionais da Aesp.

“A teoria aborda os conceitos de Direção Defensiva, Legislação de trânsito aplicada aos condutores de veículos de Emergência, no caso viatura policial e apresenta ao aluno a condução de viaturas policiais operacionais (uso de sirenes e intermitentes e prerrogativas de livre para e circulação das viaturas policiais)”, destacou o orientador da Célula de Práticas Educacionais da Aesp, tenente-coronel PM Carlo Rômulo Matos Barreto.

O oficial também explica como funcionam as oficinas de treinamento no autódromo. “No local, é montada uma pista de obstáculos com cones, que obriga o condutor a realizar manobras bruscas e repentinas, simulando manobras realizadas nas ruas quando a viatura encontra-se em deslocamento de emergência. Na ocasião, o condutor terá que empregar a reação, atitude e decisão com o objetivo de chegar ao local da ocorrência sem envolver-se ou causar algum acidente. Com isso, a missão é cumprir o lema de poupar vidas – da composição e dos demais usuários das vias – e o equipamento (viatura policial)”, destacou  o tenente-coronel Carlo.

O militar também falou sobre o objetivo do curso. “Essa disciplina apresenta os Fundamentos de uma direção policial que tem por objetivo principal cumprir a missão poupando vidas e equipamento!”, concluiu ele. Virgínia de Brito, que é uma das alunas do grupo 2, do Curso de Formação de Inspetores, avaliou positivamente o treinamento.

“Foi uma experiência maravilhosa ter essa oportunidade de fazer uma direção operacional. Não estamos acostumados a fazer os slalon curtos e os longos, além de pegarmos na direção, da maneira correta. Para mim, foi uma dificuldade de me livrar dos vícios (de direção). Então, com essas aulas a gente acaba tendo uma técnica melhor para evitar qualquer tipo de acidente”, concluiu a futura policial.

Sobre a formação

O Curso de Formação de Inspetores e Escrivães da Polícia Civil está em andamento na Aesp desde março e tem previsão de término em junho.