Com o intuito de coibir crimes em Tamboril, SSPDS deflagra Operação Guarida

9 de maio de 2022 - 10:27 # # # # # # # # # #

Com o intuito de coibir Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em Tamboril – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, na última quinta-feira (5), mais uma edição da operação Guarida. A ofensiva, realizada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), contou com a atuação das instituições de segurança vinculadas à SSPDS. Dois homens foragidos da Justiça foram capturados durante os trabalhos policiais.

A ação é fruto de um trabalho desenvolvido com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS. Durante os as ações ostensivas na região, dois homens com mandados de prisão em abertos foram capturados por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Os suspeitos foram identificados como Josimar Ambrósio de Lima (37) e José Adailton Ambrósio Lima (31). Eles foram localizados e presos na zona rural do município. Agora, a dupla encontra-se à disposição da Justiça.

Efetivo

A ofensiva contou com o efetivo de 67 profissionais das Forças de Segurança do Estado, 18 viaturas, motocicletas, ônibus e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). A operação teve a participação ainda de servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), da Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol).

Balanço da operação

Os trabalhos policiais resultaram ainda em 78 abordagens a pessoas em situações suspeitas e 12 abordagens a veículos. As ações tiveram apoio de militares lotados no Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Também durante as saturações, visitas a instituições de ensino promovidas pelo Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), como trabalho preventivo contra o uso de drogas e álcool com crianças e adolescentes da região, foram realizadas.