PC-CE e Ibama deflagram operação contra a comercialização ilegal de peixes em conservação em Sobral

13 de abril de 2022 - 16:06 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) participou, na manhã desta quarta-feira (13), de uma operação conjunta com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para coibir crimes ambientais no Mercado Público Central de Sobral, na Área Integrada de Segurança (AIS 14) do Estado. A ofensiva resultou ainda em quatro pessoas autuadas em flagrante por estarem comercializando uma espécie de peixes que está em conservação.

Equipes das delegacias Municipal e Regional de Sobral, juntamente com agentes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizaram fiscalizações no Mercado Público de Sobral, após denúncias informando sobre a venda de peixes em período de defeso, onde a pesca e a comercialização estão proibidas. Na ocasião, quatro pessoas que seriam responsáveis por comércios foram conduzidos a uma unidade policial.

Ao todo, foram apreendidos cerca de 35 quilos de um peixe conhecido como curimatã, além de 20 quilos de óvulos maduros do mesmo pescado. Os responsáveis pelos comércios foram conduzidos à Delegacia Municipal de Sobral e autuados por crime ambiental. Os peixes apreendidos foram destinados a entidades beneficentes do Estado.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o (88) 3677-4711, o número de WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.