Polícia Civil deflagra operação de combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes

21 de março de 2022 - 14:01 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, entre os dias 15 e 18, uma operação de combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A ofensiva foi desenvolvida pela Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca). No total, foram cumpridos seis mandados de prisão – sendo cinco por condenação e uma preventiva, além de outros três mandados de busca e apreensão.

A novidade da operação foi a participação do Núcleo de Investigação de Crimes Cibernéticos Contra Crianças e Adolescentes (Nuicca) criado na Dceca. O Núcleo tem como objetivo investigar crimes cibernéticos em que as vítimas são crianças e adolescentes. Parte dos mandados de busca e apreensão cumpridos durante a ofensiva policial decorreram de investigações do Nuicca. Diversos materiais eletrônicos foram apreendidos e serão periciados, assim dando continuidade às investigações. Todas as prisões ocorreram em Fortaleza.

Denúncias

A população pode denunciar crimes contra crianças e adolescentes para a Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca). Caso tenha informações que auxiliem o trabalho da Polícia Civil, basta ligar para o número (85) 3101-2044, que é o telefone da Dceca, ou para o Disque 100, serviço oferecido pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.