Caucaia apresenta redução de 23,3% nas mortes por crimes violentos nos doze meses de 2021

18 de janeiro de 2022 - 14:07 # # # # # # #

As ações de enfrentamento à criminalidade foram reforçadas em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado, o que resultou na melhoria dos indicadores criminais no território. Em 2021, o resultado do trabalho permanente e ininterrupto realizado pelas Polícias Civil e Militar foi a redução de 23,3% nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no município.

Nessa segunda-feira (17), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já havia divulgado a retração de 26,8% nos índices de CVLIs, em comparação com o mesmo período em 2020. Os dados englobam homicídios dolosos/feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Ao todo, foram 908 casos, contra 1.241, registrados no ano anterior.

Caucaia

No ano de 2020, Caucaia registrou 360 mortes violentas no período de janeiro a dezembro. Já no ano passado, no mesmo período e, com a intensificação do trabalho das Forças de Segurança, o município apresentou uma retração de 23,3%, quando o número caiu para 276. O coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira, destacou a importância da implantação de operações contínuas que impactam positivamente na redução de crimes.

“Esse resultado é fruto de um policiamento fixo e motorizado realizado por nossas tropas, diuturnamente, em toda a região. Em paralelo a isso, desenvolvemos operações utilizando os recursos do nosso batalhão e das nossas Polícias especializadas, que têm atuado de forma preventiva e ostensiva, sempre seguindo as diretrizes da Secretaria da Segurança que é focada no aumento da ostensividade. Com isso, esses trabalhos desenvolvidos resultaram no aumento de capturas de pessoas envolvidas em delitos e, consequentemente, na redução de crimes. Entramos forte nos territórios e continuaremos trabalhando para que esses índices sigam em queda e consigamos aumentar a sensação de segurança da população”, concluiu o comandante.

Trabalho Integrado

De forma permanente, as Forças de Segurança realizam ainda ofensivas com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Em 2021, as operações, intituladas de Domus, Sumé, Apostos e Redoma somadas às atuações das Polícias Civil e Militar resultaram em 1.359 capturas, sejam por flagrantes ou por cumprimento de mandados.

As ações são realizadas por instituições vinculadas à SSPDS com apoio de órgãos parceiros. Somente nos primeiros 16 dias de janeiro, deste ano, dez armas de fogo já foram apreendidas no município.

Investigação 

Além da parte ostensiva, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) atua com foco na descapitalização de grupos criminosos responsáveis por crimes na região. Em Caucaia, o trabalho é desenvolvido pela Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), que também possui um Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP), pelas delegacias distritais do 18º DP, 22º DP, 23º DP e 31º DP, além da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

O delegado adjunto da PC-CE, Márcio Gutierrez, reitera a importância da redução vinculada à reformulação do Departamento de Polícia Judiciária da Região Metropolitana, que tem dado apoio às ações realizadas pelas delegacias do município. Ele destaca ainda o aumento e o aprimoramento da capacidade investigativa das unidades policiais.

“Trabalhamos em toda a RMF com foco em identificar e capturar pessoas envolvidas nesses crimes violentos e, consequentemente, reduzir os índices. Em Caucaia, não seria diferente. Com a reformulação do DPJM, conseguimos expandir as nossas delegacias, aumentar a qualidade de nossas prisões e ainda realizarmos exitosas operações na cidade. Com isso, tivemos diversas operações exitosas que retiraram de circulação pessoas consideradas de alta periculosidade vinculadas a coletivos criminosos e ligadas diretamente nesses crimes. Dessa forma, conseguimos uma redução importante de CVLIs, CVPs, e outros crimes em toda a Região Metropolitana. Nosso trabalho tem surtido efeito e nosso intuito é seguir com as nossas ações para que consigamos manter a redução dos índices”, destacou o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Márcio Gutierrez.

Outros balanços 

Nos últimos dias, a SSPDS tem apresentado outros indíces importantes para a segurança pública em relação à redução dos indicadores criminais. Na terça-feira (4), foi divulgada a redução de 18% nas mortes provocadas por crimes violentos no Ceará. Em todo o ano de 2021, foram registradas 3.299 mortes provocadas por crimes violentos. Em comparação com o ano anterior, quando aconteceram 4.039 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), foram 740 casos a menos. Na quarta-feira (5), foi apresentado o balanço com a redução dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que abrangem todos os tipos de roubos. Em todo o ano de 2021, o Ceará apresentou uma redução de 10,8%, com 48.141 casos registrados. O acumulado do mesmo período em 2020 totalizou 53.956.

Os dados sobre a redução dos roubos de cargas no Ceará foram divulgados na última quinta-feira (6), quando o balanço apresentado pela pasta foi o melhor resultado de toda a série histórica em relação a esse tipo de crime. No ano de 2021 houve a redução de 28,5% nesse tipo de ocorrência em território cearense. A comparação é com todo o ano de 2020, quando foram contabilizadas 63 ocorrências, enquanto no ano seguinte (2021) esse registro caiu para 45 casos.

Outro dado positivo foi a redução de roubos a instituições financeiras em 2021, também com o melhor balanço da série histórica. As informações foram divulgadas na sexta-feira (7). No comparativo de 2021 com o ano de 2020, houve uma retração de 7,4%. Este foi o quinto ano seguido de retração nessa modalidade de roubo.

Nessa segunda-feira (10), a SSPDS também divulgou o total de apreensões de drogas nos dois últimos anos no Ceará. Durante o período, as Forças de Segurança apreenderam mais de 15,5 toneladas de entorpecentes em todo o Estado, das quais 2,7 toneladas foram de cocaína. Na terça-feira (11), a pasta divulgou o total de 6.080 armas apreendidas em todo o ano de 2021. Por último, a SSPDS divulgou na sexta-feira (14) o balanço de 32.569 capturas efetuadas pelas Forças de Segurança no ano passado.