Polícia Civil participa de evento sobre crimes à pessoa idosa em Brasília

17 de dezembro de 2021 - 17:48 # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), participou, nessa quinta-feira (15), do debriefing da Operação Vetus II. O encontro aconteceu no auditório da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília/DF, e teve como objetivo trocas de experiências relacionadas a crimes contra pessoas idosas.

O evento é uma organização da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). No encontro estiveram representantes de 26 Estados. Lá, foi abordado assuntos sobre ações integradas de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa. Também foi divulgado um Protocolo Operacional Padrão (POP), desenvolvido pela Proteção ao Idoso de Brasília para atendimento a população idosa. Para a diretora titular do DPGV, delegada Arlete Silveira, o encontro serviu para trocas de experiências e boas práticas.

Operação Vetus

A Operação Vetus, que está na sua segunda edição, faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi). A ação tem o objetivo de retirar de circulação homens e mulheres que cometem crimes que tem como vítimas pessoas idosas.

Operação Vetus II no Ceará

No Ceará, a segunda fase da operação Vetus, que ocorreu do dia 15 de outubro ao dia 18 de novembro, culminou na prisão preventiva de um homem de 58 anos, suspeito de estuprar a própria mãe, uma idosa de 85 anos. Durante o período, no Ceará, 40 profissionais de segurança pública atenderam 396 idosos vítimas de violência. Foram abrangidos 19 municípios, com apuração de 556 denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e de canais locais. O Ceará foi o Estado com maior número de apuração de denúncias no Brasil.

Saiba mais sobre a operação no Ceará:

PC-CE participa de operação que resultou na prisão de homem suspeito de estuprar mãe idosa em Fortaleza