Diretores do DHPP/CE participam do 2º Encontro Nacional de Diretores de Departamentos de Homicídios no Rio Grande do Sul

1 de dezembro de 2021 - 15:24 # # # #

Os diretores do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), delegados Harley Filho e Renato Almeida, participam, desde terça-feira (30), do 2º Encontro Nacional de DHPPs – Estratégia de Combate a Homicídios. O evento, realizado na cidade de Canela, na Serra Gaúcha, segue até esta quarta-feira (01), com a proposta de promover a troca de experiências entre os departamentos e discutir estratégias para a padronização da atuação dos DHs no país.

Entre os assuntos debatidos durante o encontro, estão o sistema prisional como fonte de produção de conhecimento na investigação de homicídios e as estratégias nacionais de combate e redução de homicídios no Brasil, com exemplos de operações integradas. A diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, debateu durante o evento e falou sobre “a participação da sociedade civil organizada na criação de políticas públicas nacionais de combate a homicídios no Brasil”.

Ainda durante o evento, foi possível a troca de experiências entre os participantes, momento em que representantes de vários estados apresentaram seus departamentos e falaram dos desafios no combate à criminalidade.

Para o diretor do DHPP da PC-CE, Harley Filho, a participação no evento tem como objetivo estreitar o contato com as demais DHPPs das unidades da federação, uniformizar as condutas voltadas para investigação de crimes de homicídios e estabelecer um plano de ações estratégicas visando conter o avanço dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). “Compartilhar as técnicas investigativas e a experiência de cada região fortalece as Polícias Judiciárias”, comentou ele.