PC-CE participa de evento on-line e fala sobre ameaças no ambiente virtual

25 de novembro de 2021 - 21:13 # # # #

O diretor e delegado do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Edvando França, participou de forma on-line na manhã desta quinta-feira (25), do evento Inova, realizado pelo canal de comunicação O Povo. O encontro teve como objetivo apresentar as iniciativas em tecnologia e inovação que estão sendo desenvolvidas no Ceará e no mundo, além dos avanços tecnológicos e o uso das plataformas digitais. Durante o evento foram pautados os cuidados que devem ser tomados sobre as ameaças no ambiente digital e cibersegurança.

Devido ao distanciamento social, para se proteger da pandemia de Covid-19, o evento Inova 2021 trouxe o tema: “Oportunidades e Desafios do Setor de TIC e a Retomada do Crescimento Econômico”. O diretor do DIP, delegado Edvando França, que participou do painel junto com o Fundador e CEO da Morphus Segurança da Informação, Rawlison Brito, ressaltou a importância da troca de conhecimento entre o serviço público e o serviço privado, destacando ainda a relevância de estar se atualizando sobre o assunto de crimes cibernéticos. “O setor privado sempre busca novas metodologias e o setor público tem que acompanhar através da Polícia Civil que é a polícia investigativa”, destaca o delegado Edvando França.

Ainda no encontro virtual, foram abordadas algumas formas para que os usuários de redes sociais possam se proteger, como a verificação de dois fatores em suas conexões, mas evitando que ela seja feita por SMS ou que a pessoa use o seu número pessoal para essa verificação, correndo o risco da vítima ter seu número duplicado. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) atua em todos tipos de fraudes e crimes que forem cometidos no âmbito cibernético. Para isso, as delegacias distritais e as especializadas são competentes para realizarem as diligências. “Essas investigações são diferentes, porque elas precisam de um certo conhecimento e o delegado de Polícia é instruído a ter esse tipo de conhecimento, através de cursos feitos pelo DIP e pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE)”, conta o delegado Edvando França.