SSPDS executa Plano de Segurança com ações voltadas para o Enem 2021

19 de novembro de 2021 - 16:14 # # # # # # #

Com o propósito de garantir a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a segurança de todos os envolvidos, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) mobilizará 597 profissionais de suas instituições vinculadas para participarem da Operação Enem 2021 no Estado. As provas ocorrerão nos próximos dois domingos, dias 21 e 28 de novembro. Ao todo, 1.396 escolas de 116 municípios do Ceará estão preparadas para a aplicação das provas.

A aplicação das provas no Ceará é realizada com apoio da SSPDS/CE desde 2009. As Forças de Segurança traçaram planos logísticos para acompanhar o percurso das provas do Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins até as instituições, onde o Enem será realizado.

A Operação Enem 2021 é coordenada pela  Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS). “O objetivo é assegurar que todos os inscritos realizem as provas com segurança e que o certame ocorra dentro da normalidade. Os profissionais de segurança pública estão empenhados em desenvolver um trabalho de excelência”, informa a delegada Socorro Portela, coordenadora da Copol.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a edição 2021 do exame teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada. No Ceará, são 243.414 inscritos.

Em todo o Estado, 30 locais de transferência de provas já começaram a receber os malotes, no início desta sexta-feira (19). Integrantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) garantirão a segurança e a logística na aplicação do exame.

Acompanhamento

No dia da prova, representantes das vinculadas e de órgãos federais, estaduais e municipais comporão o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), instalado na sede da SSPDS, em Fortaleza. A implantação do GGEC permite que as ocorrências sejam acompanhadas em tempo real e que seus participantes acompanhem o trajeto dos veículos responsáveis pelos malotes de provas, que serão escoltados por viaturas das Polícias, a partir das primeiras horas do domingo, além de gerenciarem eventuais incidentes.

Também participarão da operação de logística, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a Secretaria da Educação (Seduc), a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), a Enel (concessionária de energia elétrica), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran/CE).