SSPDS e outras instituições se reúnem em Fortaleza e em Caucaia para discutir ações de enfrentamento à violência

5 de novembro de 2021 - 09:43 # # # # #

As reuniões de enfrentamento à violência e de propagação da cultura da paz nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado deram continuidade nesta semana com as realizações de dois encontros, nessa quarta-feira (3), no Grande Papicu (AIS 10); e também na Grande Caucaia (AIS 11). Os encontros com representantes intersetoriais são uma realização da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes).

O encontro no Grande Papicu, que teve o apoio do 8º Batalhão da Polícia Militar do Ceará, contou com as presenças de moradores dos bairros Dunas e Papicu, de Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), além de representantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), que atuam na região.

“Essas reuniões intersetoriais são de extrema importância, principalmente quando há a interação entre os diversos órgãos do Estado e do município com as organizações não-governamentais (ONGs). Muitas vezes existem demandas que não são somente de segurança pública especificamente. Portanto, há a necessidade de participarmos dessas reuniões ativamente para que o cidadão possa ter uma resposta breve e positiva.  Não há nada melhor do que recebermos esse feedback de uma informação fidedigna, que pode ser um problema pontual daquela comunidade”, destacou o comandante da AIS 10, o tenente-coronel Carlos Magno Melo.

Grande Caucaia

O encontro no município de Caucaia teve a representação de várias comunidades tanto da zona urbana, quanto da zona rural e também do litoral, além de representantes das comunidades da Grande Jurema, das áreas indígenas, da Secretaria Municipal de Educação, da mediação comunitária da Procuradoria Geral de Justiça, bem como de comerciantes, de moradores e representantes das Forças de Segurança que atuam no território (Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará – CBMCE) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

“O comandante do Policiamento da Região Metropolitana, o tenente-coronel Adrianizio Paulo, que também é morador de Caucaia, esteve presente conhecendo a dinâmica das reuniões, defendendo a necessidade desse somatório de esforços e dessa ação conjunta e consorciada em prol do enfrentamento estratégico da violência na Grande Caucaia”, informou o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes.

Os oito oficiais da Polícia Militar do Ceará recém-empossados, e que foram destinados ao município de Caucaia, também se fizeram presente na reunião, interagindo com as lideranças locais. “Foi uma troca muito interessante e muito rica. Houve a fala de várias lideranças reconhecendo o trabalho policial, com relatos das ações exitosas  desenvolvidas no município tanto pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Metropolitana de Caucaia, como pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros”, destacou o coronel Aguiar.

Renata Ximenes, do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do Tabapuá, em Caucaia, destacou que a cada reunião, os participantes constroem uma cultura de paz na cidade.  “Ser ouvido pelas autoridades competentes e ter retorno das reivindicações nos mostra a importância desse diálogo, com esses órgãos que trabalham para nos ofertar segurança. Os debates nunca são os mesmos, pois as demandas vão mudando mês a mês e as oportunidades de mudança a cada dia. Então a cada reunião, surgem várias formas de prevenção à violência e como podemos sonhar sim com uma Caucaia de paz”, ressaltou.